Google Analytics Alternative

CELULAR DETECTA RISCO DE ALERGIA EM ALIMENTOS.

sábado, 15 de dezembro de 2012
Detector de alergia
Você gostaria de comprar um biscoito ou torta, mas tem receio de que a guloseima contenha algo a que você tem alergia? A solução está chegando.
Brevemente você poderá testar o alimento para verificar se ele contém algo que lhe dá alergia. E usando pouco mais do que o seu telefone celular.
O aparelho acaba de ser apresentado por cientistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles (EUA).

iTube
Os pesquisadores desenvolveram um pequeno aparelho, que eles batizaram - sem muita criatividade - de iTube, que pode ser conectado a um telefone celular comum para detectar alérgenos nos alimentos.
O acessório iTube usa a câmera do celular, juntamente com um aplicativo que faz um exame que oferece o mesmo nível de precisão que hoje só é alcançado em laboratórios.
 
Celular detecta risco de alergia em alimentos
Esquerda: A plataforma iTube, que utiliza um teste colorimétrico feito a partir de imagens captadas pela câmera do celular. Direita: A tela do aplicativo iTube. [Imagem: UCLA]

Já existem vários produtos para detectar alérgenos na comida, mas são complexos e grandes, adequados para laboratórios.
Os pesquisadores esperam que, aproveitando o celular como sensor e como computador, o aparelho possa evitar muitos mais casos de intoxicação alimentar.

Alérgenos
O kit converte as imagens obtidas com a câmera do celular em medições de concentração das substâncias detectadas no alimento.
E, em vez de um simples "sim" ou "não", o aplicativo quantifica a proporção dos alérgenos na unidade ppm - partes por milhão.
Segundo Aydogan Ozcan, um dos criadores do aparelho, a plataforma baseada no celular já foi testada com sucesso para detectar a presença de amendoins, amêndoas, ovos, glúten e avelãs, alimentos com grande probabilidade de causar alergias.
O inconveniente é que, neste protótipo, ainda é necessário triturar o alimento para que ele seja analisado, inviabilizando seu uso fora de casa.
As reações alérgicas a alimentos podem ser sérias e até mesmo apresentarem risco de vida. Calcula-se que 8% das crianças e 2% dos adultos tenham algum tipo de alergia alimentar.
 
Fonte: Diário da Saúde, Celular detecta risco de alergia em alimentos. Acesso em 15/12/2012.

0 comentários:

Postar um comentário