Google Analytics Alternative

CONSUMO EXAGERADO DE CARNE VERMELHA AUMENTA O RISCO DE CÂNCER NOS RINS.

domingo, 30 de dezembro de 2012
Adultos de meia idade que comem muita carne vermelha são 19% mais propensos a serem diagnosticados com câncer de rim, do que aqueles que consomem o alimento de forma moderada. De acordo com informações publicadas pela Reuters, maior ingestão de produtos químicos encontrados nas carnes grelhadas ou no churrasco também foi associada a um risco maior de se ter a doença.
 
Estudos anteriores examinando a relação entre carne vermelha e câncer de rim chegaram a conclusões mistas, de acordo com Carrie Daniel, do National Cancer Institute, em Rockville, Maryland, e seus colegas.
 
Para tentar esclarecer essa imagem, eles usaram dados de um estudo feito com cerca de 500 mil adultos nos EUA com 50 anos de idade ou mais, que foram entrevistados sobre seus hábitos alimentares, incluindo o consumo de carne, e depois seguiram por uma média de nove anos para rastrear quaisquer novos diagnósticos de câncer.
Durante esse tempo, cerca de 1.800 deles - menos de meio por cento - foram diagnosticados com câncer de rim.
 
Em média, os homens no estudo comeram de 56 a 85 gramas de carne vermelha por dia, em comparação a de 28 gramas a 56 gramas entre as mulheres. Os participantes com o maior consumo de carne vermelha - 113 gramas - eram 19% mais propensos a serem diagnosticados com câncer de rim do que aqueles que comiam a menor quantidade, menos de 28 gramas por dia.
Isso ocorreu depois da contabilização de outros aspectos da dieta e do estilo de vida que poderiam ter influenciado os riscos de câncer, como a idade, a raça, o consumo de frutas e vegetais, fumar e beber e outras condições médicas, incluindo a pressão arterial alta e o diabetes.
 
Quando os pesquisadores analisaram os tipos mais comuns de câncer de rim, eles descobriram que a associação entre a carne vermelha e o câncer era mais forte entre os chamados cânceres papilares, mas não houve efeito para o carcinoma de células claras do rim.
 
As pessoas que comeram a carne grelhada mais bem-passada e o churrasco - e que, portanto, tinham a maior exposição a substâncias químicas cancerígenas que saem do processo de cozimento - também tiveram um risco maior de câncer renal em comparação com aquelas que não cozinhavam muita carne desta maneira.
Daniel e seus colegas disseram que mais pesquisas são necessárias para descobrir por que a carne vermelha pode estar ligada a alguns tipos de câncer nos rins e não a outros.
Mas, até o momento, os produtos químicos relacionados ao cozimento da carne "Podem ser reduzidos evitando-se a exposição direta da carne à chama ou à superfície de metal quente, reduzindo-se o tempo de cozimento, e utilizando-se um forno de micro-ondas para cozinhar parcialmente a carne antes de a expor a altas temperaturas", diz Daniel.
 
"Nossas descobertas apoiam as recomendações dietéticas para a prevenção do câncer atualmente colocadas pela Sociedade Americana do Câncer - limite a ingestão de carnes vermelhas e processadas e prepare a carne por métodos de cozimento, assada ou grelhada", conclui.
 
Fonte: I Saúde, Consumo exagerado de carne vermelha aumenta em 19% risco de câncer nos rins. Maior ingestão de produtos químicos encontrados nas carnes grelhadas ou no churrasco também foi associada à doença. Acesso em 30/12/2012.

0 comentários:

Postar um comentário