Google Analytics Alternative

OBESIDADE E PREJUÍZOS À SAÚDE.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012
São Paulo - Sim, a humanidade está tornando-se obesa. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que já temos cerca de 700 milhões de obesos no mundo. É confirmado, também, pelos centros de pesquisa que a obesidade é a 2ª. maior causa do câncer, perdendo apenas para o cigarro. No Brasil, as pessoas com sobrepeso já correspondem a cerca de 16% da população, mas em muitos países, como nos EUA, esse índice já supera a casa dos 30%.
 
Inimiga da boa saúde, a obesidade pode causar problemas cardiovasculares, artrose, complicações no fígado e diabete tipo 2. Segundo o Sistema único de Saúde (SUS), a obesidade já provocou custos da ordem de R$ 11 milhões (em internações e atendimento ambulatorial) só no primeiro semestre deste ano. A atração exercida por comidas bonitas – e calóricas, o estímulo ao sistema nervoso, como um meio de recompensa e prazer, provocada pela dopamina. Rotina estressante, correria, refeições feitas fora de casa durante toda a semana, hábitos que valorizam os “vilões” do cardápio. Na verdade, uma combinação de fatores que levam ao ganho de peso. Alimentos ricos em sódio (que atrai as moléculas de água e provoca o aumento de sangue nas artérias), excesso de açúcar - o que entre outros males, podem causar muito mal ao fígado. Hoje já existem estudos mais precisos sobre uso de adoçantes, alimentos diets e lights, o consumo exagerado de refrigerantes, as farinhas brancas, os caminhos que conduzem à saciedade.

“O fato é que o equilíbrio continua sendo a escolha inteligente e fazer bom uso das informações que dispomos atualmente também. Atividades físicas regulares, exames de rotina e uma orientação nutricional que vá de encontro ao seu biotipo e suas necessidades, a ajuda de um profissional que desenvolva uma alimentação com opções, onde prazer e saúde possam ser combinados de forma a gerar uma qualidade de vida é fundamental. Combinar sabor e saúde pode ser a chave de se prevenir muitos problemas”, orienta Daniela Campi, nutricionista, especializada em emagrecimento e nutrição clínica e preventiva.
 
Fonte: Exame, A luta contra a obesidade e o prejuízo à saúde e sociedade. Inimiga da boa saúde, a obesidade pode causar problemas cardiovasculares, artrose, complicações no fígado e diabete tipo 2. Acesso em 04/12/2012.

0 comentários:

Postar um comentário