Google Analytics Alternative

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS?

terça-feira, 19 de janeiro de 2016
"...a hipertensão arterial sistêmica está muito relacionada com sedentarismo, obesidade, estresse, uso de sal em excesso e idade."
Entre as principais doenças que são causadas por problemas circulatórios estão a hipertensão arterial; aterosclerose; aneurisma; acidente vascular cerebral (AVC) e varizes. De todas essas, a hipertensão arterial sistêmica está muito relacionada com sedentarismo, obesidade, estresse, uso de sal em excesso e idade. Para preveni-la, o ideal é ter uma vida saudável, evitar os excessos na alimentação, fazer exercício físico e relaxar.

A aterosclerose, endurecimento dos vasos arteriais, está relacionada com a idade e fatores como a hipertensão arterial, obesidade, aumento das gorduras no sangue (colesterol e triglicérides) e tabagismo, que são os seus principais vilões. Portanto, mais uma vez, vida saudável para preveni-la.

O aneurisma, caracterizado pela dilatação das artérias, é muito perigoso para a vida, pois, quando rompe, pode ser fatal, seja no cérebro, no tórax ou no abdômen. Está relacionado, principalmente, com a aterosclerose, a hipertensão arterial, o tabagismo e a idade. Para preveni-los, vida saudável, controle da pressão arterial, perda de peso, fugir do fumo e prática de exercício físico.

O AVC, acidente vascular cerebral, tem relação forte com a hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e sedentarismo. Mais uma vez, vida saudável, evitar o fumo, controle da hipertensão arterial e prática de exercício físico são fundamentais para preveni-lo.

As varizes dos membros inferiores, dilatação das veias, são mais frequentes nas mulheres devido ao próprio hormônio feminino, ao uso de anticoncepcionais hormonais e a gravidez. Têm relação também com o hábito de ficar muito tempo em pé ou sentada, obesidade, sedentarismo e hereditariedade. O homem também tem varizes, relacionadas com alguns dos fatores anteriores. Provocam dores, inchaço e peso nos membros, além do desconforto estético em ambos os sexos. Para tratá-las, geralmente a cirurgia e a escleroterapia (aplicação nas varizes) são as melhores opções, procedimentos que são realizados pelo médico angiologista/cirurgião vascular.

Para facilitar a circulação de sangue nas veias, deve-se evitar ficar em pé ou sentado, por períodos prolongados, não engordar, fazer exercícios, usar de meias elásticas e fazer acompanhamento com o angiologista.

O aparecimento de dores, inchaço e varizes nos membros, dor que dificulta caminhar ou correr, podem indicar problemas de circulação que necessitam acompanhamento do angiologista. 

A circulação linfática também faz parte da circulação como um todo e é formada por pequenos vasos que vão se juntando e formando canais maiores chamados ductos linfáticos e gânglios linfáticos. Drena um líquido formado no nosso corpo em decorrência do metabolismo, chamado linfa, e que, através dessa circulação linfática, retorna ao ciclo cardíaco para ser diluído de volta no sangue. 

Os principais problemas da circulação linfática são a dificuldade de drenagem, por obstrução ou deficiência congênita desses vasos, levando à inchação de determinado órgão ou segmento do corpo, conhecido como edema linfático que, em situação grave, é conhecido com elefantíase. Podem acontecer dilatações de alguns desses canalículos ou gânglios, conhecidos como linfocele. Em decorrência dessa dificuldade de drenagem linfática, a pele fica predisposta à infecção do segmento comprometido, conhecida como erisipela ou linfangite.

Algumas dicas de prevenção são o exercício físico, evitar excesso de gorduras, não fumar, controlar as possíveis doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial e, dentro do possível, evitar stress. 

Fonte: I Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário