Google Analytics Alternative

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SACIEDADE.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
Alimento saudável e saciedade
Comer demais é normalmente considerado um dos principais culpados da obesidade.

Mas parece que comer demais afeta também o consumo dos alimentos saudáveis cada vez mais anunciados na mídia.

Pesquisadores identificaram comportamentos que mostram que, quando as pessoas comem o que elas consideram ser um alimento saudável, elas comem mais do que o recomendado porque associam "saudável" com menor sensação de saciedade.

Saciedade saudável
O objetivo principal era estudar a ideia de que os consumidores alimentam uma crença implícita de que alimentos saudáveis satisfazem menos - "enchem menos", ou produzem uma menor sensação de saciedade - do que os alimentos não saudáveis.

De fato, a mera taxação de um alimento como menos ou mais saudável - independentemente de seu conteúdo nutricional real - alterou o julgamento e o comportamento dos voluntários quanto à quantidade a ser comida para gerar a sensação de saciedade.

Quando receberam alimentos taxados como saudáveis, os participantes relataram níveis mais baixos de fome após o lanche, mas pediram porções maiores e comeram mais.

Surpreendentemente, mesmo os consumidores que disseram não concordar com a ideia de que alimentos saudáveis geram menor saciedade do que os alimentos não saudáveis mostraram-se sujeitos ao mesmo viés.

Etiquetas que atrapalham
Jacob Suher e seus colegas da Universidade Cornell (EUA) defendem que a recente proliferação de alimentos rotulados como saudáveis pode, ironicamente, estar contribuindo para a epidemia de obesidade, em vez de reduzi-la.

Mas, segundo eles, os consumidores podem usar esta informação para evitar comer em excesso os alimentos apresentados como saudáveis e buscar alimentos retratados como nutritivos quando quiserem se sentir mais satisfeitos sem incorrer em excessos.

0 comentários:

Postar um comentário