Google Analytics Alternative

GLICOGÊNIO MUSCULAR É FUNDAMENTAL PARA RECUPERAÇÃO APÓS O TREINO.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
Qualquer programa de treinamento tem como proposta melhorar ou manter um determinado nível de aptidão física. Para que estes resultados sejam obtidos existem uma série de necessidades a serem atendidas, entre elas o respeito ao tempo de recuperação entre as sessões de treino.

Este conceito remete á um dos mais antigos princípios metodológicos das ciências do esporte que é a periodização do treinamento. Para que um programa seja efetivo é absolutamente necessário que os efeitos cumulativos dos treinos levem à uma progressão. 

Respeitar a recuperação após os treinos é fundamental para você adquirir a aptidão física (Foto: Getty Images)

Este benefício só é obtido quando se respeita o tempo necessário para a recuperação do treino anterior para novamente promover um novo estímulo. De todos os mecanismos associados à recuperação pós-treino, a ressíntese do glicogênio muscular é um dos mais importantes. O estoque de glicogênio muscular pode ser entendido como o “tanque de combustível” dos músculos. Quando um treinamento é realizado, na dependência de sua intensidade e duração, o nível deste combustível é reduzido muitas vezes até próximo de seu limite mínimo. 

O que pode acelerar esta reposição é um aporte imediato de fontes de glicose para os músculos, de preferência durante os primeiros 30 minutos pós-exercício. A razão para este benefício é que existe uma proteína transportadora de glicose que acelera a entrada deste nutriente para o interior das células, que é efetiva somente no início do período de recuperação

A partir dos primeiros minutos da recuperação os músculos iniciam o processo de ressíntese deste combustível como uma verdadeira prioridade. Entretanto, o tempo necessário para a reposição completa do glicogênio muscular pode levar até 72 horas, quando o treino ou solicitação foi muito intenso ou prolongado. Os fatores que limitam esta reposição são os mecanismos determinantes da velocidade de entrada da glicose nas células musculares e sua utilização intracelular para ressintetizar o glicogênio. 

É esse mecanismo que justifica a utilização de suplementos nutricionais que sejam fonte de glicose, como por exemplo a maltodextrina, logo após o exercício para acelerar a reposição do glicogênio muscular e encurtar o tempo de recuperação.

Fonte: Eu Atleta.

0 comentários:

Postar um comentário