Google Analytics Alternative

BETERRABA E SEUS VÁRIOS BENEFÍCIOS.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
Apesar denão ser unanimidade no prato dos brasileiros, a beterraba se destaca por suas propriedades nutritivas e medicinais e pode ser consumida in natura, cozida, em caldos ou sucos. A presença de fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes promove o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, faz do alimento um importante aliado na prevenção de algumas doenças como, por exemplo, as cardiovasculares. Estudo da Associação Americana de Hipertensão comprovou que o suco da beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial em até 7% e, por ajudar a aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, a beterraba também colabora para melhorar o fluxo de sangue e a passagem de oxigênio e, com isso, ajuda a prevenir o acidente vascular cerebral (AVC) e a demência. Por todos esses motivos, especialistas garantem que incluir a beterraba no cardápio é uma excelente opção para quem busca uma alimentação mais rica e saudável.

Com leve sabor adocicado, a raiz tuberosa classificada como hortaliça é fonte de carboidratos, fibras alimentares e minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. “Apesar de não ser boa fonte de vitaminas A, C, tiamina e B6, possui alta concentração de riboflavina e folatos (ácido fólico)”, explica a professora associada do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Solange Guidolin Canniatti Brazaca. Os folatos são recomendados para mulheres em idade reprodutiva, especialmente para as gestantes, por auxiliar no desenvolvimento de estruturas do feto.
A beterraba possui 49Kcal/100g crua e 32Kcal/100g cozida e a absor­ção­ intestinal dessas calorias é menor­ graças à presença das fibras (3,4 g/100g na crua e 1,9g/100g na cozida), podendo, assim, ajudar no controle do peso e na prevenção de doenças do coração. A professora doutora em Nutrição do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Flávia Queiroga Aranha, garante que, por todas as suas características, o consumo da beterraba – assim como de outras hortaliças, verduras e frutas – pode ajudar na prevenção de deficiências de micronutrientes, sendo benéfica à saúde de coração, pele, fígado, baço, no controle do diabetes e, até mesmo, na prevenção do câncer.

A beterraba tem grande concentração de betalaínas, pigmentos classificados como betaxantinas amarelas e betacianinas vermelhas e identificados como corantes naturais. Esses pigmentos estão diretamente envolvidos na proteção das partículas de LDL-colesterol de oxidações por radicais livres e, consequentemente, na prevenção da aterosclerose e de doenças cardiovasculares. “Por isso, a beterraba é apontada como um dos 10 mais potentes antioxidantes vegetais da atualidade”, ressalta a professora doutora em Nutrição e chefe do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal Fluminense (UFF), Manuela Dolinsky, ao informar que a lista de propriedades funcionais inclui ações antimicrobianas e antivirais.

Outra importante propriedade é a presença da betaína (175mg por porção), que protege células, enzimas e proteínas dos órgãos internos, reduzindo fatores de risco e aumentando o desempenho físico. “Alguns estudos relatam que, pela sua concentração de betaínas, a beterraba parece atuar na prevenção do câncer de fígado”, comenta a professora Manuela Dolinsky. A hortaliça também tem sido usada para o tratamento de desordens gastrointestinais, mas a utilização no tratamento da anemia por deficiência de ferro é questionável, uma vez que o ferro presente na beterraba, assim como em outros vegetais, é pouco absorvido pelo intestino.

Crua ou cozida
Vários relatos na literatura apontam que a forma de preparo interfere nos benefícios de qualquer alimento e que há perdas nutricionais, em especial de minerais, vitaminas e fibras, decorrentes do processamento e da cocção das hortaliças, inclusive da beterraba. Segundo a professora Solange Guidolin Canniatti Brazaca, o ideal é variar as preparações para garantir a ingestão de todas as propriedades benéficas. “Quando o suco é coado, por exemplo, quase a totalidade das fibras é perdida. Por esse motivo, é desejável sempre fazer preparações utilizando o alimento integralmente, incluindo talos, folhas e casca, que também são ricos em nutrientes”, orienta.

A beterraba deve ser consumida em conjunto com outros vegetais, para que a dieta apresente variabilidade e, assim, forneça os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. “De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira (2014), alimentos in natura ou minimamente processados são a base de uma alimentação nutricionalmente equilibrada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável”, cita a professora Flávia Queiroga Aranha. As especialistas acentuam que não há restrições quanto ao consumo da beterraba, que pode ser introduzida nas refeições de duas a três vezes por semana.

Fonte: Yakult.

0 comentários:

Postar um comentário