Google Analytics Alternative

ESTUDO MOSTRA MELHORA DA PERFOMANCE COM O USO DE CAFÉ E BICARBONATO.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016
Os efeitos isolados tanto da cafeína como do bicarbonato já foram investigados em vários estudos com o objetivo de demonstrar seus efeitos ergogênicos. Um estudo recente publicado em 2015 no Journal of the International Society of Sports Nutrition avaliou o benefício de melhora da performance física com o uso combinado dos dois produtos. 

Podemos entender os efeitos obtidos considerando que o mecanismo da fadiga compreende dois componentes: central e periférico. Já se sabe que a fadiga tanto é decorrente de um mecanismo central, originado no sistema nervoso, como também tem um componente muscular ou periférico, no qual o ácido láctico é o fator determinante. 

A cafeína é reconhecidamente um estimulante do sistema nervoso central, e parte dos seus efeitos ergogênicos decorre desta sua capacidade de retardar a fadiga central. O bicarbonato é um sal com propriedades de neutralizar os radicais ácidos, sendo capaz de retardar a fadiga periférica pela neutralização do ácido láctico. 

No estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhagen, alguns dos voluntários ingeriram 400mg de cafeína e 30g de bicarbonato, outros receberam um placebo. Cerca de 60 minutos depois, foram submetidos a um teste físico cientificamente validado. O resultado mostrou uma melhora de cerca de 23% no teste físico dos que consumiram cafeína e bicarbonato antes do teste em relação aos que utilizaram o placebo. 

O artigo mostra mais uma evidência dos efeitos de produtos capazes de proporcionar uma melhora no desempenho. É sempre importante lembrar que a utilização desses recursos deve ser orientada por um profissional da área, capaz de avaliar indicações ou contraindicações na dependência de informações individuais. 

Fonte: Eu atleta.

0 comentários:

Postar um comentário