Google Analytics Alternative

MÚSCULOS E OSSOS FORTES ESTÃO RELACIONADOS?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
É muito provável que a resposta para essa pergunta seja sim!

Há muito tempo já é conhecida a relação entre essas duas estruturas, óssea e muscular. Estudos demonstram que atividades de alto impacto que exijam muita força muscular, como a musculação, trazem benefícios para o aumento da densidade mineral óssea e também para o tecido muscular. Mais recentemente, outros pesquisadores vêm demonstrando em seus estudos que atividades que exijam força muscular e, portanto, tem maior impacto na estrutura óssea estimulam o osso a produzir algumas substâncias que também contribuem para esse aumento da densidade óssea, por um caminho diferente do que o simples impacto sobre o osso. 

A musculatura forte, durante uma atividade causa uma espécie de “deformidade”, que é saudável, no osso, essa “deformidade” estimula o osso a produzir substâncias que favorecem o aumento da densidade mineral óssea.
Mas nada disso ocorre se o corpo não tiver o substrato necessário para a manutenção desses tecidos. 

O consumo adequado de proteína é fundamental para a saúde muscular. Quando falamos em proteína não podemos nos preocupar apenas com a quantidade, mas também com a qualidade. A proteína que mais favorece a manutenção ou o ganho muscular é o Whey Protein ou proteína do soro do leite. Essa proteína é encontrada no leite e seus derivados e em alguns suplementos nutricionais. 

A vitamina D também é importante tanto para o osso como para o músculo.

Não podemos nos esquecer do cálcio, mineral fundamental para a saúde óssea. 

Podemos concluir então, que quanto mais saudável e forte for a sua musculatura maior será o impacto sobre o osso durante uma atividade e consequentemente maior densidade óssea você vai ter. 

Para ter músculos e ossos saudáveis, é preciso manter uma alimentação rica em proteína, vitamina D e cálcio além de atividade física. 

Às vezes é difícil manter uma dieta equilibrada com a quantidade adequada desses nutrientes. Converse com seu médico ou nutricionista sobre a necessidade de uma suplementação específica. 

Referências:
Cadore EL, et al. Rev Bras Med Esporte , 2005;11(6) 
Pedrosa MAC, Castro ML. Arq Bras Endocrinol Metab vol, 2005;49:495-502
Girgis CM, et al. Endocrine Reviews, 2013;34:33-83
Orsatti FL, et al. Musculoskeletal Disorders, 2011;12:225-230

Fonte: Danone.

0 comentários:

Postar um comentário