Google Analytics Alternative

ATENÇÃO PARA O AUMENTO DE CASOS DE AVC EM PACIENTES JOVENS.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016
A organização britânica Stroke Association classifica como preocupante o aumento na incidência de acidente vascular cerebral em pacientes com idades entre 40 e 54 anos. Conforme a entidade, 6.221 pacientes que sofreram AVC deram entrada em hospitais do Reino Unido em 2014, um aumento de 1.961 casos em relação a 2000. Entre as mulheres, o crescimento foi de 1.075 casos. Os números não incluem vítimas fatais.

Especialistas advertem que hábitos de vida pouco saudáveis, como obesidade e sedentarismo, são os principais culpados pelo salto. AVCs são causados por hemorragias ou coágulos que obstruem artérias no cérebro e podem provocar danos irreversíveis à saúde do paciente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos morrem, em média, 6,2 milhões de pessoas vítimas de AVC ao redor do mundo. Outras 5 milhões ficam com sequelas irreversíveis.

Casos de derrames em pessoas mais jovens têm um grande impacto na vida familiar e financeira das pessoas e de suas famílias, já que estão em idade ativa. De acordo com a Stroke Association, o tempo necessário para a recuperação do paciente afeta também empregadores e serviços públicos de saúde.

Os números no Brasil
Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil registra uma queda no número de óbitos por doenças cerebrovasculares (que incluem derrames) na faixa entre 40 e 54 anos. Entre 2010 e 2013, houve uma redução de 6%, de 10.430 (4.952 mulheres e 5.478 homens) para 9.812 (4.637 mulheres, 5.173 homens e 2 casos com definição de sexo indeterminada). Em relação ao número de casos, no entanto, foram registradas 26.882 internações no SUS para o tratamento de AVCs apenas em 2014.

Sintomas
- Fraqueza repentina no rosto, pernas e braços
- Confusão mental
- Dificuldade para falar
- Problema repentino de visão em um ou nos dois olhos
- Dificuldade de caminhar, tontura ou falta de equilíbrio e coordenação
- Formigamento em um lado do corpo
- Dor de cabeça forte e repentina

0 comentários:

Postar um comentário