Google Analytics Alternative

SÉCULO XXI SERÁ DE BUSCA PERMANENTE POR SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.

segunda-feira, 22 de abril de 2013
Saúde e qualidade de vida estão na agenda de todas as nações. O século 21 será o século da busca permanente por saúde e qualidade de vida. A opinião é de Ricardo Oliva, diretor de Qualidade de Vida do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), em palestra nesta segunda-feira (15/04) na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
 
“A saúde e o bem estar, no trabalho, são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico. A qualidade de vida é um capital”, disse Oliva durante o evento “Perspectivas e Tendências em Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas do Século 21”.
Outros participantes do evento ressalvaram que a qualidade de vida ainda não é vista como capital ou prioridade por algumas principais empresas do Brasil.

Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Foto: Mauren Ercolani/Fiesp
O médico Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), falou sobre a defasagem que existe nas empresas brasileiras quando o assunto é bem estar de seus funcionários. “As empresas precisam passar a considerar a saúde de seus funcionários como capital. No Brasil, ainda não vemos isso acontecer. As lideranças ainda não estão sensibilizadas”, disse.
 
“Sabemos que hoje o trabalho adoece”, afirmou Ana Maria Malik, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutora em medicina preventiva pela USP. “A saúde não é prioridade entre as empresas. Nenhuma entende que é investimento. Elas querem manter o funcionário trabalhando a todo custo”, afirmou.
 
“É necessário rever todo o processo. Toda a cadeia de valor do setor – tudo ainda deve ser mais bem compreendido”, disse o sanitarista Gonzalo Vencina Neto, superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês.
 
No fim da reunião, Ricardo Oliva chamou atenção para o fato de a população brasileira passar por um processo de envelhecimento e que há insatisfação com os serviços da saúde no setor pública e privado. “Essas são duas questões importantes para debate, que exigem olhares diferenciados”, encerrou.
 
Fonte: Fiesp, Século 21 será de busca permanente por saúde e qualidade de vida, diz diretor do Sesi-SP em debate. Acesso em 22/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário