Google Analytics Alternative

REDUÇÃO DE SAL E AUMENTO DE POTÁSSIO SÃO AS NOVAS METAS DA OMS.

segunda-feira, 8 de abril de 2013
Cartaz sobre redução do sal em supermercado. Material faz
parte da campanha lançada pela Secretária Estudal de Saúde.
Reduzir o consumo de sal com o aumento paralelo dos níveis de potássio pode salvar milhões de pessoas de doenças cardíacas e derrames.
 
De acordo com os responsáveis por uma extensa revisão de estudos realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existem muitas evidências de que a diminuição da ingestão de sal reduz a pressão sanguínea e, consequentemente,o risco de acidente vascular cerebral e doença de coração, mas muito pouco se sabe sobre os benefícios potenciais do aumento na ingestão de potássio, apesar de várias pesquisas já associarem o baixo nível de potássio no organismo com pressão arterial elevada.
 
A OMS definiu uma meta global de redução da ingestão de sal na dieta para 5-6 gramas (cerca de uma colher de chá) por pessoa, por dia, até 2025. No Reino Unido a meta é a metade da indicada pela OMS, cerca de 3 gramas por dia, até 2025, para a população adulta.
 
Os resultados das revisões de estudos mostram que os índices do Reino Unido são os mais indicados. Os pesquisadores acreditam que " as recomendações atuais da OMS não são ideais e dizem que uma nova redução para 3 gramas por dia deve tornar-se a meta de longo prazo para o consumo de sal da população."
 
O primeiro estudo analisou os efeitos da redução de sal sobre a pressão arterial, hormônios e gorduras do sangue (lipídios) a partir de 34 estudos envolvendo mais de 3 mil adultos.
 
Constatou-se que uma redução modesta de sal por quatro ou mais semanas levou a quedas significativas na pressão arterial em pessoas com pressão elevada e mesmo normal. O efeito foi observado em pessoas brancas e negras e em homens e mulheres, reduzindo assim derrames, ataques cardíacos e insuficiência cardíaca entre as populações.
 
Resultados semelhantes foram encontrados em uma segunda análise de 56 estudos, dos quais 37 de alta qualidade, relatando a pressão arterial, os lípidos no sangue, os níveis de catecolaminas (função renal). Constatou-se que a redução na ingestão de sal reduz a pressão arterial e não tem efeito adverso sobre os lipídios do sangue, níveis hormonais ou de função renal.
 
O menor consumo de sódio também foi associado com um risco reduzido de doença cardíaca coronária fatal e acidente vascular cerebral em adultos. "A totalidade da evidência sugere que a diminuição da ingestão de sódio deve ser parte dos esforços de saúde pública para reduzir a pressão arterial e doenças cardiovasculares, e provavelmente vai beneficiar a maioria dos indivíduos", concluem os autores.
 
Um terceiro estudo analisou dados sobre a ingestão de potássio e de saúde de 33 estudos envolvendo mais de 128 mil participantes saudáveis. Os resultados mostram que o aumento da ingestão de potássio reduz a pressão arterial em adultos, sem efeitos adversos sobre os lipídios do sangue, níveis hormonais ou função renal. Maior ingestão de potássio foi associado a um risco 24% inferior de acidente vascular cerebral em adultos e pode também ter um efeito benéfico sobre a pressão arterial em crianças. O potássio é encontrado em frutas mais frescas, vegetais e leguminosas.
 
Fonte: I Saúde, Redução de sal e aumento de potássio são novas metas da OMS. Revisão de dezenas de estudos mostrou que estas duas ações podem salvar milhões pessoas de doenças cardíacas. Acesso em 08/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário