Google Analytics Alternative

A VERSATILIDADE DA SOJA.

quarta-feira, 3 de abril de 2013
Alimentos à base de soja são tradicionais em muitos países do Leste e Sudeste Asiático, como Japão, Coréia, China, Vietnã e Indonésia, sendo consumidos há séculos. Embora as bebidas à base de soja, o tofu e o molho de soja sejam citados com maior frequência, nestes países a soja está presente em diversas preparações e tem relação com cultura, religião, memórias, emoções e prazer4.

Nos últimos vinte anos, observou-se um aumento expressivo no consumo de soja e produtos à base de soja em diversos países de cultura não asiática, refletindo os resultados de pesquisas científicas que demonstraram efeitos positivos à saúde em decorrência de seu consumo regular.
Dentre eles, destaca-se a proteína de soja, que tem ação favorável sobre a concentração plasmática de LDL-colesterol2.

Ainda assim, em alguns países, o consumo de alimentos à base de soja é baixo. Isto ocorre porque, embora as suas propriedades de saúde sejam reconhecidas, os indivíduos identificam a soja como sendo um alimento exclusivo da culinária asiática e não associam seu consumo com sabor e prazer, o que dificulta sua introdução como parte do hábito alimentar4.
A importância da influência cultural sobre as crenças e atitudes com relação à soja, que refletem na consideração do sabor e, consequentemente, no consumo, foi explorada no artigo de Tu et al. (2012)4.
 
O estudo comparou indivíduos franceses vivendo no Vietnã com vietnamitas vivendo na França. Os autores observaram que franceses que vivem no Vietnã apresentam notável mudança de atitude referente à soja, passando a apreciar o sabor e consumir produtos à base de soja. Por sua vez, os vietnamitas que vivem na França mantêm sua atitude positiva com relação ao grão.
Estes achados confirmam, por um lado, que a cultura determina a percepção do sabor. Por outro, ressaltam de forma positiva a capacidade de transformação das preferências alimentares em adultos quando passam a viver em um ambiente com cultura distinta. Neste caso, a mudança de hábito alimentar dos franceses possibilitou a introdução na dieta de um alimento cujo consumo regular pode auxiliar na promoção da saúde4.

Em estudo brasileiro realizado na cidade de Campinas (SP), Behrens e da Silva (2004)1 entrevistaram 100 indivíduos para caracterizar suas atitudes com relação à soja. A avaliação revelou concordância que a soja é uma boa fonte de proteínas, sendo também uma opção para indivíduos com alergia ao leite e que tenham colesterol elevado.
Mais de 90% dos entrevistados discordaram de que "É preciso desenvolver novos produtos de soja com melhor sabor" e que "O sabor das bebidas à base de soja é desagradável".

Logo, no Brasil, o sabor dos produtos à base de soja não representa uma barreira para o seu consumo. Estes resultados são condizentes com o aumento do consumo de bebidas à base de soja observado no país. A presença e a expansão da linha destes produtos nos últimos anos indicam que os consumidores brasileiros foram receptivos e os incorporaram a seus hábitos alimentares1.
 
Nesse sentido, destaca-se o papel da indústria de alimentos, pois as técnicas utilizadas para a produção incorporaram melhorias, como as que eliminaram das bebidas à base de soja características que antes restringiam a sua ingestão, como a arenosidade e gosto de feijão "cru", permitindo a produção de bebidas com sabor agradável3.

Esta é uma forma de facilitar a introdução dos produtos à base de soja como parte do hábito alimentar de populações não asiáticas, valorizando o seu sabor. O consumo de bebidas à base de soja, aliado a outras formas de consumo, a exemplo do tofu e da proteína texturizada de soja, possibilita explorar a grande versatilidade que o grão apresenta quanto aos modos de apresentação e preparo, contribuindo para uma alimentação saborosa e saudável.

Referências:
1) Behrens JH, da Silva MAAP. Atitude do consumidor em relação à soja e produtos derivados. Ciênc Tecnol Aliment 2004; 24(3): 431-439.
2) Messina M. A brief historical overview of the past two decades of soy and isoflavone research. J Nutr 2010; 140(7): 1350S-1354S.
3) Pérez LSV, Molina DAR, Vargas JHL. Características de las bebidas com proteína de soya. Rev Fac Nal Agr Medelín 2009; 62(2): 5165-5175.
4) Tu VP, Husson F, et al. For me the taste of soy is not a barrier to its consumption. And how about you? Appetite. 2012 Feb 10.
 
Fonte: Unilever Health Institute, Sabor da soja. A versatilidade do grão permite o consumo de preparações saborosas e contribui para uma alimentação saudável. Acesso em 03/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário