Google Analytics Alternative

NUTRIENTE DA CARNE VERMELHA AUMENTA O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA.

segunda-feira, 8 de abril de 2013
Estudo indica que dieta de carne vermelha favorece o
crescimento de bactérias do intestino que digerem o nutriente.
Um nutriente abundante na carne vermelha e também vendido como suplemento dietético pode aumentar o risco de doença cardíaca, de acordo com pesquisadores da Cleveland Clinic, nos EUA.
 
O estudo revela uma ligação entre o composto da carne vermelha L-carnitina e as doenças do coração.
 
Os cientistas descobriram que a L-carnitina é quebrada pelas bactérias intestinais para produzir trimetilamina N-óxido (TMAO), que pesquisas anteriores já ligaram a danos ao coração e artérias, por causar aumento nos níveis de colesterol.
Os resultados mostraram que pessoas que comem carne produziram níveis significativamente mais elevados de TMAO do que vegetarianos depois de consumir L-carnitina.
 
Segundo os pesquisadores, isto sugere que uma dieta de carne vermelha favorece o crescimento de bactérias do intestino que digerem o nutriente.
Em ratos testados, suplementos de L-carnitina aumentaram os níveis de TMAO e de dano arterial, mas isso não aconteceu se as bactérias do intestino foram suprimidas.
 
O estudo concluiu que quantidades elevadas de L-carnitina no sangue causaram doenças cardíacas, mas apenas em indivíduos com níveis elevados de TMAO. "As bactérias que vivem em nossos tratos digestivos são ditadas por nossos hábitos alimentares a longo prazo. Uma dieta rica em L-carnitina realmente muda nossa composição microbiana do intestino para aqueles que gostam de carne, tornando-os ainda mais suscetíveis a desenvolver TMAO e seus efeitos que entopem as artérias", afirma o pesquisador Stanley Hazen.
 
Segundo os pesquisadores, enquanto isso, os vegetarianos têm uma capacidade reduzida de sintetizar TMAO a partir da L-carnitina, o que pode explicar os benefícios para a saúde cardiovascular dessas dietas.
 
O estudo, que avaliou 2.595 pacientes submetidos a check-ups cardíacos, encontrou uma associação dose-dependente entre os níveis do nutriente e o risco de doenças do coração.
Hazen e seus colegas acreditam que o metabolismo da L-carnitina sugere uma nova forma de ajudar a explicar por que uma dieta rica em carne vermelha promove a aterosclerose, ou estreitamento das artérias.
 
Fonte: I Saúde, Nutriente presente na carne vermelha aumenta risco de doença cardíaca. Metabolismo do composto L-carnitina pelas bactérias intestinais pode explicar por que dieta rica em carne promove aterosclerose. Acesso em 08/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário