Google Analytics Alternative

CEREJAS PROPORCIONAM BENEFÍCIOS CARDIOVASCULARES.

sábado, 27 de abril de 2013
Dieta rica em cereja pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que para milhões de pessoas em risco de doença cardíaca ou diabetes, uma dieta que inclui cerejas pode ser opção tão eficaz quanto medicamentos prescritos por médicos.
 
A classe de medicamentos chamados agonistas PPAR que ajudam a regular a gordura e glicose foi considerada promissora pelos médicos que os prescreveram para pacientes com síndrome metabólica, conjunto de fatores de risco ligados a doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
 
No entanto, os estudos mostraram que a utilização a longo prazo destas drogas pode também aumentar o risco de acidente vascular cerebral.
A nova pesquisa indica que cerejas não só proporcionam benefícios cardiovasculares semelhantes aos medicamentos prescritos, mas também pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral, mesmo quando tomado juntamente com estas opções farmacêuticas.
Estudos anteriores mostraram que a ingestão de cerejas ativa isoformas de PPAR em muitos tecidos do corpo. Os pesquisadores acreditam que as antocianinas, pigmentos que dão a cor vermelha à fruta, podem ser responsáveis pela ativação de PPAR.
 
PPARs regulam genes envolvidos no metabolismo de glicose e de gordura e, quando modificados podem ajudar a reduzir o risco de doença cardiovascular. Agonistas PPAR, entre eles medicamentos como Actos (pioglitazona), agem de forma semelhante, mas os efeitos colaterais cardiovasculares têm limitado seu uso.
 
"Nossa pesquisa anterior mostrou que cerejas podem ter um efeito positivo sobre a saúde cardiovascular e reduzir fatores de risco como colesterol alto e diabetes. Enquanto as drogas prescritas melhoram as perspectivas de determinados fatores de risco, elas também mostraram ter efeitos colaterais indesejáveis. Queríamos ver se uma dieta rica em cereja torta pode proporcionar benefícios cardiovasculares semelhantes, sem o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral", afirma o pesquisador E. Mitchell Seymour.
 
Os pesquisadores compararam o efeito de cerejas e da droga Actos em ratos propensos ao AVC medindo a pressão sistólica dos animais, bem como locomoção, equilíbrio, coordenação, fatores que podem mostrar as sequelas de um acidente vascular cerebral.
Ao colocar os ratos em vários testes físicos, como andar em um feixe cônico e subir uma escada, os pesquisadores descobriram que, em comparação aos Actos, a ingestão de cereja melhorou significativamente o equilíbrio e a coordenação, e ao mesmo tempo reduziu a pressão arterial.
Embora os resultados da pesquisa indiquem que os ratos que consumiram apenas cerejas tiveram os melhores resultados, aqueles que tiveram a combinação de cerejas e Actos também se saíram melhor do que aqueles que apenas tomaram a droga.
 
Seymour adverte que os resultados não podem ser aplicados diretamente aos seres humanos, mas eles são um sinal potencialmente positivo para aqueles que tomam medicamentos.
"Esta pesquisa é a primeira a vincular as cerejas à redução dos sintomas relacionados ao AVC. Isso nos dá um bom modelo pré-clínico para explorar ainda mais os benefícios positivos relacionados ao AVC de uma dieta rica em antocianina", concluem os pesquisadores.
 
Fonte: I Saúde, Cerejas proporcionam benefícios cardiovasculares semelhantes a medicamentos. Em comparação com drogas agonistas PPAR, fruta mostrou efeito positivo sobre a saúde cardiovascular e reduziu risco de AVC. Acessso em 27/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário