Google Analytics Alternative

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER RELEMBRA A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR A DOENÇA.

segunda-feira, 8 de abril de 2013
Estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Rio de Janeiro, aponta que o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças do coração.No mundo, estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados aproximadamente 12 milhões de casos da doença, causando mais de 7 milhões de mortes. Para alertar todas as nações sobre importância da doença e instituir políticas de prevenção, foi instituído o Dia Mundial do Combate ao Câncer, 8 de abril.

No Brasil, diagnosticaram mais de 52.680 casos de câncer da mama no ano passado com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos.

O Ministério da Saúde quer ampliar o acesso da população aos serviços públicos de diagnóstico e tratamento de câncer. No caso das mulheres, por exemplo, a oferta do serviço de mamografia móvel contribui para ampliar o número de pessoas atendidas, na faixa etária prioritária (50 a 69 anos), que devem se submeter ao exame de mamografia e que vivem, preferencialmente, em áreas remotas e de difícil acesso.

A Lei 12.732 fixa prazo de até 60 dias para o tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo vale a partir do diagnóstico da doença. De acordo com a publicação, o prazo de 60 dias será considerado cumprido quando o tratamento for efetivamente iniciado, seja por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, o prazo poderá ser inferior ao estabelecido.Pacientes com câncer também têm acesso privilegiado para a obtenção de remédios para tratar a doença.

A cada ano, o câncer provoca cerca de 7 milhões de mortes no mundo. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.
 
Fonte: I Saúde, Dia Mundial de Combate ao Câncer relembra a importância de discutir a doença. Anualmente, são diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes. Acesso em 08/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário