Um exercício para cada coisa
Se a prática leva à perfeição ou não, o fato é que diferentes tipos de exercícios fazem bem ao cérebro - cada um a seu modo.
O treinamento cognitivo melhora a função executiva do cérebro, enquanto a atividade física aeróbica melhora a memória.
Experimentos realizados com adultos saudáveis comprovaram que exercícios mentais - o treinamento cognitivo - geraram mudanças positivas na função executiva cerebral, bem como um aumento de 7,9% no fluxo cerebral global, em comparação com os adultos que participaram de um programa de exercícios aeróbicos.
Mas a memória só melhorou para aqueles que praticaram exercícios físicos.
Todos os participantes eram adultos sedentários, com idades entre 56 e 75 anos, e foram sorteados para participar ou do treinamento cognitivo ou do treinamento físico. Ambos consistiam em exercícios três horas por semana durante 12 semanas.
Recuperando a saúde cerebral
O grupo de exercício aeróbico registrou melhorias na memória, tanto imediata quanto de longo prazo, que não foram vistas no grupo de treinamento cognitivo.
O grupo dos exercícios mentais e de raciocínio apresentou melhoras em funções executivas do cérebro, como atenção, raciocínio integrativo e solução de problemas.
"Nós podemos perder de 1 a 2 por cento do fluxo sanguíneo cerebral global a cada década, a partir dos 20 anos. Ver um aumento de quase 8% no fluxo sanguíneo cerebral no grupo de treinamento cognitivo pode ser visto como recuperar décadas de saúde do cérebro, já que o fluxo de sangue está associado à saúde neural," disse a Dra. Sandra Bond Chapman, da Universidade do Texas em Dallas (EUA), principal autora do estudo.
O estudo foi publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience.
Fonte: Diário da Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário