Três novos estudos mostram a importância para os adultos de procurar tratamentos para a doenças do sono e terem como objetivo sete a nove horas de sono por noite para manter uma vida saudável.
Levantamento com 2.240 adultos, foi o primeiro a examinar a relação entre a apneia obstrutiva do sono (SAOS) e mortalidade em asiáticos. Os resultados mostram que todas as causas de risco de mortalidade foram 2,5 aumentadas e, em especial, o risco de mortalidade cardiovascular 4 vezes maior entre as pessoas com SAOS grave.
Outro estudo com 2.673 pacientes na Austrália descobriu que SAOS não tratada está associada a um aumento do risco de acidentes com veículos automotores em homens, assim com os "quase acidentes" em homens e mulheres.
O último estudo examinou a relação entre a duração do sono e autopercepção de saúde em adultos coreanos. Os resultados associaram a falta de sono (menos de 5 horas/dia) ou o excesso (mais de 9 horas/dia) a problemas de saúde constatados pelo próprio paciente. Os resultados reforçam vários estudos recentes que destacam a importância de um sono adequado na saúde física e mental.
Os os estudo foram publicados na edição desta terça-feira (15) do Journal of Clinical Sleep Medicine, da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM). Segundo dados da Academia, entre 12 e 18 milhões de adultos nos EUA estão em tratamento de apnéia obstrutiva do sono. A SAOS é uma doença grave do sono que está associada com um risco hipertensão arterial, doenças do coração, diabetes, depressão e acidente vascular cerebral.
A maioria dos adultos precisa de cerca de sete a oito horas de sono todas as noites para se sentir alerta e bem descansado. No entanto, levantamento realizado nos EUA mostrou que 30% dos adultos não conseguem regular seu período de sono.
Fonte: I Saúde, Três estudos comprovam que sono é fundamental para um estilo de vida saudável. Os levantamentos publicados no jornal da Academia Americana de Medicina do Sono destacaram a importância do tratamento da SAOS. Acesso em 15/10/2013.
0 comentários:
Postar um comentário