A pesquisa mostra apenas uma associação e não prova que a deficiência de vitamina D provoca alergias em crianças, entretanto, o aporte da vitamina deve ser adequado. |
Níveis baixos de vitamina D em crianças estão associados à alergias, segundo o estudo com publicação no Journal of Allergy and Clinical Immunology realizado por pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University.
Foram analisadas amostras (2005-2006) de níveis séricos de vitamina D em 3.100 crianças e adolescentes e 3.400 adultos. O estudo combinou entrevistas, exames físicos e exames laboratoriais. Um dos exames de sangue foi avaliada a sensibilidade para 17 diferentes alérgenos medindo os níveis de imunoglobulina E (IgE).
Os resultados mostraram entre crianças e adolescentes a relação entre níveis baixos de vitamina D e sensibilidade para 11 das 17 alérgenos testados, incluindo os alérgenos ambientais e alimentares. Por exemplo, crianças que tinham deficiência de vitamina D, foram 2,4 vezes mais propensos a ter uma alergia a amendoim do que as crianças com níveis suficientes da vitamina.
A pesquisa mostra apenas uma associação e não prova que a deficiência de vitamina D provoca alergias em crianças, entretanto, o aporte da vitamina deve ser adequado, equivalente à 600 UI por dia.
Fonte: Shimi Sharief, Sunit Jariwala, Juhi Kumar, Paul Muntner, Michal L. Melamed. Vitamin D levels and food and environmental allergies in the United States: Results from the National Health and Nutrition Examination Survey 2005-2006. Journal of Allergy and Clinical Immunology, 2011.
0 comentários:
Postar um comentário