A falta de aminoácidos essenciais pode levar a perda severa do peso, problemas de crescimento e inúmeros sintomas clínicos. Aminoácidos são ácidos orgânicos aminados que se combinam fornando proteínas específicas. Nem todos os aminoácidos são sintetizados pelo organismo, por isso são chamados de essenciais, entre estão: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina.
O tripfano, por exemplo, é metabolizado em serotonina no cérebro, um neurotransmissor, potente vasodilatador e estimulante da contração de músculos lisos. Já a leucina é obtida principalmente de ovos e leite, essencial à formação e manutenção da musculatura.
Alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite contêm todos os aminoácidos essenciais, já, alimentos de origem vegetal, como cereais, oleaginosas, leguminosas, estão em deficiência entre um ou outro aminoácido essencial, assim a utilização de aminoácidos para construção proteíca será influenciada pelo seu aminoácido limitante. Por isso é essencial, a dieta equilibrada, com a combinação correta entre os alimentos de origem vegetal para a utilização de proteínas pelo organismo.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário