Google Analytics Alternative

Fósforo entre os alimentos.

domingo, 14 de fevereiro de 2010
O mineral faz parte de todas as células do organismo, cerca de 80% estão associados ao cálcio no esqueleto e dentes, os outros 20% restantes estão ativos em células e fluido extracelular, no sangue e vários órgãos. Sua absorção é regulada pela vitamina D e pelo paratormônio (PTH). As melhores fontes de fósforo são encontradas em carnes bovina, aves, peixes, ovos e leite. Cereais, leguminosas e oleaginosas também são boas fontes. As frutas apresentam pequenas quantidades. Em cereais integrais, o fósforo é encontrado sob a forma de ácido fítico, que se une a outros micronutrientes, dificultando sua absorção.
O mineral participa de inúmeras funções no organismo, o DNA e RNA, por exemplo, são formados de fosfatos, sendo também necessário para formar a molécula trifosfato de adenosina (ATP), fornecendo energia ao organismo. Combinado ao cálcio, o fósforo participa da formaçào do esqueleto, fortalece os dentes, auxiliando em sua manutençào.
Atua como mensageiro entre as células participando de processos metabólicos, como a contração muscular, secreção de hormônios, transmissão de impulsos nervosos.
O suprimento adequado de fósforo é essencial ao desempenho físico, evitando a fadiga.
A partir do aporte nutricional adequado pode-se obter as quantidades ideais do mineral, que são distintas nas diferentes etapas da vida.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário