Google Analytics Alternative

Nutrição adequada para um envelhecimento saudável.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Características distintas que ocorrem no processo de envelhecimento devem ser levadas em consideração para que o idoso possa dispor de uma nutrição suficiente e adequada:
- Em muitos dos casos, o padrão de dieta do idoso já está definido, sendo ele resistente há modificações, entretanto, com esclarecidos claros e precisos sobre alimentação, podemos ter resultados grandiosos, adequando pequenas mudanças, mas significativa em seu plano alimentar.
- No envelhecimento a dentição pode estar comprometida, o que dificulta a mastigação, limitando-os ao consumo de alimentos de consistência pastosa e branda. Incluir nutrientes entre as refeições que sejam de fácil mastigação e incentivar a procura de um especialista que cuide da dentição do idoso é o passo chave.
- O isolamento social e as baixas condições socio-econômicas deixam o idoso sem estímulos para o próprio preparo das refeições diárias, ou mesmo, a realizarem escolhas alimentares de baixo custo, mas errôneas, com energia e gordura extra e baixa em nutrientes essenciais. Como sabemos, o caminho para a vitalidade e disposição estão na escolha de alimentos adequados e podemos sim, encontrar alimentos de qualidade com custo mais acessível, esse é o ponto principal que deve ser enfocado ao idoso.
- Os processos fisiológicos, muitas vezes, estão modificados no organismo no momento em que vamos envelhecendo. A predisposição a problemas gástricos, intestinais, como diarréia, constipação e a redução da secreção salivar, podem contrapor a nutrição do idoso, neste caso, ajustes cautelosos na dieta alimentar são essenciais.
A nutrição no idoso baseia-se em cuidados específicos e modificáveis, visando o envelhecimento saudável, longe de patologias.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário