Google Analytics Alternative

DIETA PERSONALIZADA PARA COMBATER PROBLEMAS NA TIREOIDE.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Os nutrientes que ingerimos podem muito bem influenciar na produção hormonal da tireoide, até porque o iodo é o ingrediente chave na receita química do T3 e do T4. Veja como melhorar sua alimentação diária e prevenir problemas na glândula.
Quem diz que os alimentos são matéria-prima do nosso corpo não está nem um pouco enganado. E, se você duvida dessa afirmação, a prova maior está na tireoide: como seus hormônios são compostos por iodo, seu consumo influencia na produção da glândula. “O excesso de iodo pode causa hipotireoidismo e a falta se relaciona ao aparecimento de cânceres”, pondera o endocrinologista Felipe Gaia. Essa ligação é uma velha conhecida, pois no começo do século XX o bócio — doença que se caracteriza pelo aumento fora do comum da tireoide— era considerado uma epidemia, e em 1920 foi tida a ideia de complementar o sal de cozinha com iodo, para conter o surto da doença. O resultado deu tão certo, que até hoje o sal é iodado, inclusive aqui no Brasil isso é regulado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige entre 15 e 45 gramas do mineral a cada quilo de sal.

Diversos estudos científicos investigam e comprovam a relação entre uma dieta saudável e a saúde da glândula equilibrada, e não apenas devido a esse primeiro nutriente. “A alimentação garante um organismo metabolicamente ativo e rico em nutrientes, importante para o metabolismo tireoidiano, como no caso da ingestão adequada de selênio, vitamina A e ferro”, salienta a nutricionista Luciana Harfenist, especialista em nutrição funcional. Além disso, alguns outros nutrientes podem mesmo é atrapalhar a captação das vitaminas e minerais considerados eficientes para o funcionamento da glândula.

DIETA PERSONALIZADA
Mas como os males da tireoide são variados, é importante destacar que a dieta correta
 varia de caso a caso. Como o hipotireoidismo é o problema com maior incidência entre os listados, os alimentos que separamos a seguir são poderosos no controle dele. Para sintomas de hipertireoidismo, por exemplo, indica-se a investigação das causas. “Uma alimentação equilibrada e livre de toxinas, priorizando o consumo de alimentos naturais, pois não tratamos os sintomas e sim as causas, que podem cursar desde a contaminação por metais tóxicos, uso de medicamentos/drogas, consumo excessivo de sal iodado, carências nutricionais e doenças autoimunes”, destaca a nutricionista.
 
Fonte: Revista Viva Saúde, Alimentação ideal para combater problemas na tireoide. Acesso em 29/04/2013.

0 comentários:

Postar um comentário