O chá verde tem muitos efeitos positivos sobre a saúde, o que inclui desarmar o Alzheimer no cérebro e combater diversos tipos de câncer.
Agora, cientistas suíços demonstraram pela primeira vez que o extrato de chá verde reforça as funções cognitivas, em especial a memória de trabalho.
Os principais ingredientes do chá verde têm sido minuciosamente estudados na pesquisa contra o câncer e várias outras doenças.
Só mais recentemente os cientistas começaram a investigar o impacto positivo da bebida sobre o cérebro humano. Diferentes estudos já estabeleceram conexões entre o consumo de chá verde e efeitos benéficos sobre o desempenho cognitivo.
No entanto, os mecanismos neurais subjacentes a este efeito de reforço cognitivo do chá verde permanecem desconhecidos.
Chá verde para o cérebro
Neste novo estudo, Christoph Beglinger e Stefan Borgwardt, da Universidade de Basel, descobriram que o extrato de chá verde aumenta a conectividade do cérebro, ou seja, a influência causal que uma área do cérebro exerce sobre a outra.
Este efeito sobre a conectividade levou a uma melhoria no desempenho cognitivo real: voluntários saíram-se significativamente melhor em tarefas de memória de trabalho após a ingestão de extrato de chá verde.
Os resultados da pesquisa sugerem implicações clínicas promissoras, sobretudo para o uso do chá verde no tratamento de problemas cognitivos em doenças neuropsiquiátricas, como a demência.
0 comentários:
Postar um comentário