Google Analytics Alternative

FITOESTERÓIS SÃO ALIADOS NA REDUÇÃO DO COLESTEROL.

terça-feira, 27 de agosto de 2013
Ele é sintetizado pelo fígado e ingerido por meio dos alimentos de origem animal, como carnes, leites e ovos. Mas, quando em excesso, o colesterol pode danificar as artérias, dando início e acelerando o processo de aterosclerose. Aterosclerose é a formação de placas de gordura e outros elementos na parede das artérias, que pode evoluir para problemas cardiovasculares.
 
A adoção de hábitos alimentares saudáveis é requisito básico para a prevenção de doenças crônicas, incluindo as do coração. “O consumo regular de alimentos fontes de fitoesteróis está associado à redução dos níveis de colesterol no organismo e, consequentemente, a benefícios cardiovasculares”, explica a nutricionista Flávia De Conti Cartolano* “Por terem estrutura química semelhante, a absorção intestinal dos fitoesteróis ocorre da mesma forma que a absorção do colesterol. Então, acontece uma espécie de “competição” entre  eles. A simples presença dos fitoesteróis faz com que a absorção do colesterol seja reduzida”.
 
Os fitoesteróis estão contidos em alimentos de origem vegetal, como soja, nozes, amêndoas, óleo de girassol e de canola. Entretanto, a quantidade de fitoesteróis presente nesses itens é muito baixa, fazendo com que a ingestão diária adequada seja um desafio. Para que se possa ter uma ideia, o consumo diário de fitoesteróis por adultos brasileiros é de aproximadamente 100mg, sendo que a literatura aponta que a redução da absorção do colesterol se dá com a ingestão de 1 a 3 g.
 
De acordo a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg*, uma revisão de aproximadamente 40 estudos científicos observou que a dose de 2 g por dia de fitoesteróis resultou na redução de 10% do LDL-C (o colesterol ruim). Além disso, diversos estudos clínicos demonstraram que o consumo de alimentos, como iogurtes, por exemplo, fortificados com fitoesterol reduz eficientemente as concentrações de colesterol total e LDL-C em indivíduos com o colesterol um pouco alto.
 
“A inclusão de produtos fortificados com fitoesteróis na alimentação diária contribui para atingir as recomendações, visto que não são atingidas com base em uma dieta normal, mesmo em indivíduos que apresentam um alto consumo de itens de origem vegetal”.
 
O consumo de produtos adicionados com fitoesteróis deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
 
Fonte: Nestle, Fitoesteróis: aliados na redução da absorção do colesterol. Acesso em 27/08/2013.

0 comentários:

Postar um comentário