Google Analytics Alternative

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Com o inverno o organismo tende a gastar mais calorias. Por causa disso, também sente mais fome, a fim de repor as energias gastas para manter a temperatura corporal. Para espantar a vontade de comer e manter a forma na época fria do ano, o jeito é lançar mão de alimentos que auxiliam no controle da massa corporal.

Alimentos que promovem maior saciedade e aumento do efeito termogênico durante a digestão são bons aliados contra o aumento de
peso nessa época. Gengibre, chá verde, óleo de coco, pimenta e as sementes de chia e linhaça são alguns exemplos.

Segundo a nutricionista Tatiana Camacho Barão, da Naturalis, esses alimentos servem apenas como coadjuvante na
dieta. "Para a redução da massa corporal, vale a velha fórmula: alimentação equilibrada e atividade física", considera. Confira o poder de cada alimento:

Óleo de coco: possui efeito termogênico, ajuda na redução da circunferência abdominal e aumenta o colesterol bom. "Esse óleo é composto por ácido láurico, importante para ação antibacteriana e antiviral", afirma Tatiana.

Gengibre: ajuda no aumento da temperatura corporal e do metabolismo e no reforço do sistema de defesa, além de ter compostos antioxidantes, como o gingerol.

Chá verde: termogênico, também possui ação anti-inflamatória e antioxidante. "Diversos estudos demonstram que o consumo diário de 3 a 4 xícaras (chá) de chá-verde auxilia na redução da massa corporal por meio do aumento da taxa metabólica", afirma a nutricionista.

Pimenta: ativa o metabolismo e melhora a produção de energia, aumentando a disposição. Além disso, é rica em capsaicina, uma substância que favorece a quebra de gordura no tecido adiposo, e aumenta a temperatura corporal, colaborando para a queima de calorias.

Guaraná em pó: acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo, facilitando a queima de gordura. Também é responsável por aumentar a taxa metabólica do organismo.

Chia: dá a sensação de saciedade e torna a digestão mais lenta. Por conter fibras solúveis e insolúveis também ajuda no funcionamento intestinal e reduz a absorção de carboidratos e lipídeos.

Semente de linhaça dourada moída: promove a saciedade e também auxilia no bom funcionamento do intestino. "Ela é rica em ômega-3, tem ação anti-inflamatória e é essencial para a saúde cardiovascular, cerebral e para o controle da massa corporal", finaliza Tatiana.
 
Fonte: Revista Shape, Alimentos termogênicos para manter a forma no inverno. Cardápio equilibrado é aposta para quem não quer ganhar peso. Acesso em 26/08/2013.
 

0 comentários:

Postar um comentário