Google Analytics Alternative

O ÓBVIO?

sábado, 31 de março de 2012 0 comentários
Há uma história muito interessante, chamada "O Tesouro de Bresa", onde uma pessoa pobre compra um livro com o segredo de um tesouro.
Para descobrir o segredo, a pessoa tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro.

Ao estudar e aprender estes idiomas começam a surgir oportunidades na vida do sujeito, e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar.
Depois ele precisa decifrar os cálculos matemáticos do livro.
É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.
O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência.
Vejo com freqüência as pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro danado em si mesmas.
Os piores são os que acham que podem dar duro de vez em quando. Ou que já deram duro e agora podem se acomodar.

Entenda: o processo de melhoria não deve acabar nunca. A acomodação é o maior inimigo do sucesso!!! Por isso dizem que a viagem é mais importante que o destino.
O que você é acaba sendo muito mais importante do que o que você tem.
A pergunta importante não é "quanto vou ter?", mas sim , "no que vou me transformar?"
Não é "quanto vou ganhar?", mas sim "quanto vou aprender?".
Pense bem e você notará que tudo o que tem é fruto direto da pessoa que você é hoje. Se você não tem o suficiente, ou se acha o mundo injusto, talvez esteja na hora de rever esses conceitos.

O porteiro do meu prédio vem logo à mente. É porteiro desde que o conheço. Passa 8 horas por dia na sua sala, sentado atrás da mesa.
Nunca o peguei lendo um livro. Está sempre assistindo à TV, ou reclamando do governo, do salário, do tempo. É um bom porteiro, mas em todos estes anos poderia ter se desenvolvido e hoje ser muito melhor do que é. Continua porteiro, sabendo (e fazendo) exatamente as mesmas coisas que sabia (e fazia) dez anos atrás. Aí reclama que o sindicato não negocia um reajuste maior todos os anos.
Nunca consegui fazê-lo entender que as pessoas não merecem ganhar mais só porque o tempo passou. Ou você aprende e melhora, ou merece continuar recebendo exatamente a mesma coisa.
Produz mais? Vale mais, ganha mais.
Produz a mesma coisa? Ganha a mesma coisa. É simples.
Os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Às vezes alguns têm um pouco mais de sorte, mas na média isso é muito raro.
É só ver o que acontece com os ganhadores da loteria, astros, atletas. Em poucos anos perdem tudo.
Alguém certa vez comentou que se todo o dinheiro do mundo fosse repartido igualmente, em pouco tempo estaria de volta ao bolso de alguns poucos. Porque a verdade é que é difícil receber mais do que se é.
Como diz o Jim Rohn, no que ele chama do grande axioma da vida:
"Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje".
Esse deveria ser o foco da sua atenção.
Não são precisos saltos revolucionários, nem esforços tremendos repentinos.
Melhore 1% todos os dias (o conceito de "kaizen"), em diversas áreas da sua vida, sem parar. Continue, mesmo que os resultados não sejam imediatos e que aparentemente/superficialmente pareça que não está melhorando.
Porque existe, de acordo com Rohn, um outro axioma: O de não mudar.
"Se você não mudar quem você é, você continuará tendo o que sempre teve".
“Fazer as coisas certas e não certas coisas."

Autor desconhecido. O grande axioma da vida. 

UM ESTADO DE MENTE.

0 comentários
Fracasso é um trabalho interno. Assim também é o sucesso, se você quer alcançá-lo, terá de ganhar a guerra em sua cabeça primeiro. Não pode deixar entrar em você. Claro que não pode controlar a duração de sua vida, mas pode controlar sua largura e profundidade. Não consegue controlar o contorno de seu rosto, mas pode controlar sua expressão. Não consegue controla o tempo, mas pode controlar a atmosfera de sua mente. Por que se preocupar com as coisas que não consegue controlar quando você pode manter-se ocupado controlando as coisas que depende de você? 
Li um artigo que mostra a FORÇA, a CORAGEM e a CAPACIDADE de resistência de noruegueses. Alguns dos mais árduos exploradores da história vieram da Noruega. Não importa quão difícil era o clima ou a dificuldade das circunstâncias; eles sempre paracem preserverar.

Os Noruegueses têm um ditado que acho que captura a ATITUDE deles: "Não existe tempo ruim, existem roupas erradas."

Fonte: Parte do texto em Dia a dia com Maxwell. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2011.

MAIS DE METADE DOS CASOS DE CÂNCER PODEM SER EVITADOS COM HÁBITOS SAUDÁVEIS.

sexta-feira, 30 de março de 2012 0 comentários
Mais da metade de todos os casos de câncer são evitáveis. É o que sugere estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicado na revista Science Translational Medicine nesta quarta-feira (28). Resultados apontam os maus hábitos como responsáveis por grande parte dos casos da doença, e a adoção de estilos mais saudáveis de vida como principal forma de prevenção.

Para se ter uma ideia, o tabagismo causa um terço dos casos de câncer registrados nos Estados Unidos, enquanto o excesso de peso e a obesidade são responsáveis por 20%. Segundo projeção realizada pelo estudo, se os norte-americanos não fumassem o país registraria 75% menos casos de câncer de pulmão.

" Na verdade, temos uma enorme quantidade de dados sobre as causas e as formas de prevenir o câncer" , diz o epidemiologista Graham A. Colditz, que completa: "É tempo de nós investirmos na implementação do que sabemos." Segundo o pesquisador, a sociedade detém o conhecimento necessário para evitar a doença - como informações sobre como adotar um estilo de vida saudável - e deve reconhecer a necessidade de aplicá-lo.

Praticar exercícios, comer bem, não fumar, evitar exposição ao sol sem proteção são hábitos chave para evitar quase a metade das 577.000 mortes por câncer nos Estados Unidos previstas para este ano, um número superado apenas pelas doenças cardíacas.

Além disso, a vacinação contra doenças como HPV (papilomavírus humano) e a hepatite também podem oferecer proteção contra cânceres de colo do útero e de fígado.

Obstáculos
A American Cancer Society estima que cerca de 1,6 milhão de casos de câncer serão diagnosticados em 2012, somente nos Estados Unidos. Para que este número possa diminuir nos próximos anos, os pesquisadores enumeram uma série de obstáculos.

Entre eles, o ceticismo que as pessoas têm sobre o fato de a doença poder ser evitada e o hábito de intervir tarde demais para deter ou prevenir um tumor maligno já instalado. Além disso, grande parte das pesquisas sobre o câncer se concentra no tratamento no lugar da prevenção, e tende a ter uma visão de curto prazo no lugar de um enfoque de longo prazo.

O estudo ainda destaca que as diferenças de renda entre as classes sociais fazem com que os pobre fiquem mais expostos a fatores de risco.

Fonte:
I Saúde, Metade dos casos de câncer podem ser evitados por meio de hábitos saudáveis. Estudo mostra que tabagismo, sobrepeso e obesidade são responsáveis por aproximadamente 53% dos casos de câncer nos EUA. Acesso em 30/03/2012.

CÉREBRO POSSUI ESTRUTURAS PERFEITAMENTE GEOMÉTRICAS.

0 comentários
Vias cerebrais
Cientistas usaram uma tecnologia chamada ressonância magnética por difusão para "limpar" o cérebro, mostrando vias neurais nunca antes vistas.
As novas imagens revelam que as vias do cérebro se estruturam como um grande sistema viário, altamente ordenado, composto por três níveis.

 O que é mais impressionante é que o tecido segue um desenho absolutamente geométrico, sem curvas ou nem mesmo diagonais.

 Esta estrutura de grade representa um sistema de coordenadas natural, uma nova maneira que permitirá "ler" o cérebro como se ele fosse um mapa, atribuindo-se, por exemplo, códigos às vias e aos seus cruzamentos e níveis.

Análise do cérebro
Os resultados criam um quadro totalmente novo para a análise do cérebro.
Por exemplo, os cientistas poderão usar esse sistema de coordenadas para identificar diferenças entre cérebros saudáveis e cérebros doentes.

 O cérebro é constituído por dois tipos de tecidos, a massa cinzenta, composta por células nervosas com funções específicas, e a substância branca, que consiste em fibras longas de interligação, que funcionam como fios de ligação.

 As formas e as trajetórias desses "fios" - onde e como eles se cruzam e se reúnem em suas rotas - tem sido considerado complexo e difícil de entender.

Tecido cerebral
Agora, Van Wedeen e seus colegas do Hospital Geral de Massachusetts mostraram que essas células de conexão são organizadas de forma surpreendentemente simples.

Basicamente, todas as rotas do cérebro formam componentes de uma única rede de tecido tridimensional, como um pano altamente curvado - dando um novo sentido à expressão "tecido cerebral".

O que os neurocientistas acreditavam serem caminhos isolados são na verdade formas tridimensionais compostas da mesma estrutura contínua similar a um tecido.

Fonte: Texto e imagem em Diário da Saúde, 30/03/2012. Cérebro possui estruturas perfeitamente geométricas.

PIPOCA: UMA BOA OPÇÃO PARA QUEM BUSCA UMA DIETA SAUDÁVEL.

segunda-feira, 26 de março de 2012 1 comentários

A pipoca é uma boa opção de alimento para pessoas que estão na busca por montar uma dieta saudável. Estudo conduzido na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, encontrou evidências de que a pipoca contém mais substâncias antioxidantes saudáveis, chamadas polifenóis, do que frutas e legumes. Os polifenóis são responsáveis por diminuir a presença dos radicais livres no organismo, causadores do envelhecimento e de várias doenças como câncer e Alzheimer.

Joe Vinson, pioneiro na análise de componentes saudáveis; em chocolate, nozes e outros alimentos comuns, explica que os polifenóis estão mais concentrados na pipoca, que em média têm apenas cerca de 4% de água, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras. A lógica é a mesma para frutas secas como a uva passa, por exemplo. Como a casca da uva também é fonte de polifenois, quanto menos água tiver, maior será a concentração da substância antioxidante.

Em outro achado surpreendente,
Os pesquisadores ainda descobriram que os cascos da pipoca - a parte do alimento que geralmente agarra nos dentes - na verdade têm a maior concentração de polifenóis e fibras. " Esses cascos merecem mais respeito" , brinca o pesquisador, que afirma que a parte do alimento tem um valor nutricional de ouro.

Resultados do estudo levaram Vinson a declarar que a pipoca pode ser o lanche perfeito. Ele explica que a pipoca é um alimento composto de 100% de grãos integrais, enquanto outros que recebem a mesma denominação muitas vezes têm grãos diluídos a outros ingredientes.

"Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral, na média geral, apenas metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia, e a pipoca poderia preencher essa lacuna" .

Vinson alertou, entretanto, que a forma como as pessoas preparam e servem pipoca pode colocar em cheque sua imagem saudável. O pesquisador explica que a pipoca só se torna um alimento saudável se for feita do jeito tradicional, em uma panela ou pipoqueira na qual os grãos explodem no ar, sem muito óleo e sal. As versões de microondas e as amanteigadas, como as vendidas nos cinemas, não são recomendadas. Além disso, Vinson aponta que a pipoca não pode substituir frutas e vegetais frescos em uma dieta saudável. Frutas e verduras contêm vitaminas e outros nutrientes que são essenciais para uma boa saúde, que não estão presentes na pipoca.

Fonte:
I Saúde, Pipoca contém níveis mais elevados de antioxidantes do que frutas e legumes. Alimento contém alta concentração de polifenóis, responsáveis por combater o envelhecimento e doenças como o câncer e o Alzheimer. Acesso em 26/03/2012.

CÂNCER E EPIGENÉTICA: UM NOVO CAMPO A SER EXPLORADO.

sábado, 24 de março de 2012 0 comentários
Tabuleiro vazio
O câncer é geralmente atribuído a genes defeituosos, mas evidências da epigenética indicam que as proteínas que silenciam genes desempenham um papel fundamental no processo.

Um novo estudo promete acelerar as pesquisas na área identificando rapidamente os genes que as proteínas epigenéticas podem ter como alvo para silenciamento.

"A epigenética do câncer é um campo novo, e ainda estamos lidando com o básico," diz o Dr. Jianpeng Ma, professor de bioengenharia da Universidade Rice (EUA).

"É algo como um tabuleiro de jogo. Até agora, nós entendemos algumas das regras e vimos algumas das peças, mas o tabuleiro do jogo propriamente dito está praticamente vazio," diz ele.


Alterações epigenéticas
Enquanto muitos cânceres têm sido associados a mutações na sequência do DNA de genes específicos, as alterações epigenéticas não envolvem mutações genéticas.

Em vez disso, a
epigenética permite que duas células com sequências de DNA idênticas se comportem de maneiras completamente diferentes.

As proteínas epigenéticas efetivamente editam o genoma, desligando genes que não são necessários.

Esse processo de edição é o que permite aos seres humanos terem células especializadas - como as células nervosas, células ósseas, células do sangue etc. - que têm aparência e comportamento diferentes, ainda que compartilhem o mesmo DNA.

Proteínas epigenéticas

Os principais "jogadores" epigenéticos nesse tabuleiro do câncer a que o pesquisador se refere são uma família de proteínas chamadas PcG (polycomb-group).

As PcGs são encontradas bem no interior do núcleo das células, em uma câmara onde o DNA é armazenado.

Estudos descobriram níveis anormalmente elevados de PcGs em algumas das formas mais agressivas de câncer de mama e de próstata.

As PcGs são generalistas, que podem ser chamadas para silenciar qualquer um dentre várias centenas a vários milhares de genes.

Elas são recrutadas para essa tarefa pelos PREs (polycomb response elements), segmentos de DNA que estão localizados nas proximidades dos genes das proteínas que serão a seguir silenciados.

E é aqui que o tabuleiro fica em branco.

Preditor epigenético

Embora os cientistas saibam que existem literalmente centenas de milhares de potenciais PREs em qualquer genoma - incluindo tudo, desde simples insetos até os seres humanos - apenas uns poucos deles foram encontrados até agora.

"Até agora, apenas dois PREs foram verificados experimentalmente em mamíferos - um em camundongos e um em humanos," diz Jia Zeng, pesquisador da Universidade de Baylor."Nós suspeitamos que há muitos deles, mas encontrá-los tem sido difícil."

"Um dos maiores desafios desde a conclusão do Projeto Genoma Humano é como garimpar informações úteis da enorme quantidade de dados genômicos," diz Ma.

Mas eles parecem estar no caminho certo, desenvolvendo um novo programa de computador, chamado EpiPredictor, que "digere" os dados do genoma e devolve alvos potenciais para a validação experimental.

No exemplar deste mês da revista científica Nucleic Acids Research, a equipe mostra que o programa consegue identificar com precisão genes específicos afetados pelas proteínas epigenéticas.

Agora é só ter paciência e testar cada um dos resultados, em busca de novos alvos para atuação contra o câncer - ficará mais fácil jogar assim que o tabuleiro estiver com todas as peças, garantem os cientistas.

Fonte:
Diário da Saúde, Epigenética começa nova busca por genes ligados ao câncer. Acesso em 24/03/2012.

ATUALIZAÇÕES ENTRE NUTRIENTES E PREVENÇÃO.

terça-feira, 20 de março de 2012 0 comentários
Aumentos, mesmo que pequenos, no consumo de ômega-3 resultam em grandes reduções de arritmias cardíacas e ataques cardiovasculares fatais, especialmente em diabéticos. Um estudo publicado na revista médica Diabetes Care revela a redução no risco de arritmias ventriculares e enfarte do miocárdio entre diabéticos que receberam pequenas doses de ômega-3 (223 mg de EPA). A diminuição cifrou-se em 84% e 72 % respectivamente.

Foi relatada uma associação positiva entre os níveis circulantes de vitamina D e uma diminuição no risco de contrair cancro do pâncreas. Após se ter estudado 451 pessoas diagnosticadas com cancro do pâncreas. Após períodos compreendidos entre 14.1 e 25.3 anos, foi colhido plasma para analisar os níveis de 25-OHcolecalciferol (vitamina D). Uma diminuição no risco de cancro pancreático foi observada nas pessoas com níveis mais elevados desta vitamina. Já sabíamos que níveis elevados de vitamina D anulavam virtualmente o risco de cancro da mama. Vem aí a Primavera. Aproveitem o Sol e exponham-se sem protector durante20 a30 minutos. Produzirão desta forma cerca de 20 000 UI desta vitamina por cada dia de exposição. Mas cuidado: não tomem banho a seguir à exposição pois retiram a maior parte da vitamina recém-formada na pele.

Investigadores suecos relataram que uma dieta rica em antioxidantes está associada a um menor risco de AVC nas mulheres. O grupo de investigadores avaliou 5 680 mulheres com história de ataque cardiovascular e 31 035 sem história da doença. Analisada a capacidade antioxidante total, uma medida da luta contra os radicais livres por parte dos antioxidantes da alimentação, os indivíduos livres de doença foram observados por 11 anos e os doentes durante 9.6 anos. Para os maiores consumidores de antioxidantes houve uma redução de AVC na ordem dos 17% em comparação com os que menos antioxidantes ingeriam, bem como uma redução de 46% no risco de AVC hemorrágico.

Uma tese do doutoramento de Morten Georg Jensen da Universidade de Copenhaga na Dinamarca concluiu que o alginato, uma fibra viscosa proveniente das algas marinhas, pode ajudar à perda de peso quando consumida regularmente em doentes adultos com excesso de peso. Foram observados doentes durante 3 anos que tomaram doses diferentes de alginato, bem como 96 pessoas obesas que ingeriram alginato durante doze semanas. Todos perderam gordura numa média de 2 quilogramas.

O American Jounal of Clinical Nutrition publicou um largo estudo com 900 partyicipantes em que os doentes receberam quer ácido fólico na dose de 400 microgramas e vitamina B12 na dose de 100 microgramas, quer placebo durante dois anos. As funções cerebrais relacionadas com a inteligência (cognitivas) como a atenção, orientação, memória e processamento de informação foram mais elevadas no grupo dos pacientes que receberam a medicação quando comparado com o grupo placebo.

COMPLEXO B E LONGEVIDADE
Um estudo em 1747 pessoas maiores do que 65 anos seguidos durante 8 a 9 anos mostrou que os indivíduos com os níveis mais elevados de complexo B tinham uma redução na mortalidade em geral na ordem dos 26%. Foi dada particular relevância às vitaminas B1, B3, B6 e ácido fólico. O simples fato de que o complexo B desempenha tantas tarefas biológicas é a melhor razão para nunca deixarmos diminuir os seus níveis. A vitamina B12 é um nutriente à parte, dada a sua relevância e as particularidades da sua absorção. A nossa alimentação moderna enferma de falta das vitaminas B, especialmente se comer demasiados alimentos processados. Estas vitaminas são consumidas mais rapidamente face ao stress e são perdidas pelo suor durante o exercício. Dado serem solúveis na agua – hidrosolúveis – precisamos de as consumir frequentemente de forma a fazer face às necessidades em energia requerida pela vida. Quando uma pessoa tem complexo B em quantidade suficiente, a sua energia e humor estão no auge. E para alem disto aumenta a longevidade.

MAIS SOBRE A VITAMINA D
Um importante estudo feito em larga escala examinou a relação entre a suplementação com vitamina D e a taxa de morte em geral. A maioria dos estudos acerca da vitamina D m relacionado os níveis séricos obtidos através da exposição solar sendo esta a primeira vez que se avalia o efeito da suplementação. Numerosos estudos e metanálises sugerem uma associação negativa entre a longevidade e a insuficiência em vitamina D; contudo, o efeito da suplementação com esta vitamina em relação à morte em geral ainda não tinha sido estudado. É um estudo importante pela sua dimensão pois foram estudadas durante cinco anos 10.000 pessoas.

O estudo prova inequivocamente que a vitamina D oral diminui o risco de morte. Pessoalmente, tenho uma vasta experiência com os doentes portugueses no que concerne à vitamina D. Há anos que os meus pacientes fazem o doseamento de 25-OH colecalciferol, e há anos que verifico que mais de 95% deles apresentam uma insuficiência em vitamina D. E tenho doentes desde o Minho à Madeira, o que já representa uma boa amostra da população. Dada a enorme importância desta vitamina para a sua saúde, sabe quais são os seus níveis? Mas se é leitora deste blog sabe que níveis ajustados de vitamina D previnem a osteoporose e o cancro da mama, já para não falar da doença cardiovascular! No entanto, só o facto de suplementar a sua alimentação com vitamina D corta o seu risco de morte prematura em 50%. Ora, este estudo baseou-se numa “normalidade” de 30 ng/ml para a vitamina D, sabendo nós que menos de 50 ng/ml equivale a um estado de insuficiência D. Níveis adequados, ou seja, maiores do que 70 ng/ml combatem doenças como:
  • Cancro
  • Hipertensão arterial e doença
    cardiovascular
  • Obesidade e diabetes
  • Esclerose múltipla e demência
  • Envelhecimento e depressão
Mas não se iludam, o sol é insubstituível. Sempre que puder exponha-se durante 20 minutos, em média.
Fonte: Dr. Luis Romariz, NOVIDADES. Acesso em 20/03/2012.

DESCUBRA SUA FORÇA INTERIOR, SEJA FELIZ.

1 comentários

Cinco dicas preciosas para você descobrir sua força interior, aumentar sua produtividade, sua qualidade de vida e evidenciar a verdade nas palavras de Walt Disney: “A melhor maneira de realizar seus sonhos é através do seu trabalho!”

1- Seja Extraordinário e não perfeito

A busca pela perfeição parte de um pressuposto que existe um limi­te, um fim denominado “estado perfeito”, e ainda pressupõe que a felicidade se encontra apenas neste estado.

Ser extraordinário significa dar o melhor de si, fazer o que for ne­cessário, eliminar a palavra “desculpa” do seu dicionário pessoal e ter cons­ciência de que não é necessário ser perfeito.

Saiba que desculpas perpetuam a mediocridade. Todas as vezes que um profissional dá desculpas ele está aceitando um resultado medíocre em sua vida. A boa notícia é que para você ser extraordinário você não precisa se tornar um super-homem ou uma mulher maravilha e sim ser o melhor você que você pode ser.
Essa filosofia é conhecida no Japão como Kaizen e nos EUA como C.A.N.I. (Constant and Neverending Improvement), ou seja, melhoria cons­tante e incessante.
Procure ser um pouco melhor a cada dia e estará no caminho de tornar-se extraordinário!

2- Navegue no oceano azul

A obra “A Estratégia do Oceano Azul”, de Chan Kim e Renné Mau­borgne, que foi publicada há apenas alguns anos e já está em 180 países, garante que navegar no oceano azul é buscar o seu próprio espaço.
Você deveria descobrir por si só quais são as competências e per­formances que deve melhorar, sem ficar olhando para o “concorrente” e sim para o melhor que você pode ser. Kim, o co-autor da referida obra, lembra sempre o Cirque du Soleil que ofereceu inovação usando a sofisticação do teatro aliada a magia do circo. Eles não têm concorrentes!
Os melhores profissionais que conheço são tão focados em serem melhores a cada dia que ultrapassam de longe a grande maioria e alcançam um modelo extraordinário de excelência.

3- Tenha Atitude

Pesquisas garantem que diplomas não bastam, 87% das empre­sas demitem por problemas de conduta. Ser uma pessoa de difícil relaciona­mento, descuidado com a aparência, não trabalhar com empenho, com von­tade, ser preconceituoso, não trabalhar em equipe, ser pessimista negativo e “reclamão” são atitudes gravíssimas que podem fazer um profissional perder oportunidades únicas em suas vidas.

Você deve ser auto-motivado, deve saber aonde quer chegar, deve buscar a vitória todos os dias. Vá para o trabalho com “sede de vencer”. Isso me faz lembrar uma passagem da obra de Joe Girard. Girard é conhecido como o maior vendedor do mundo pelo livro guinness dos recordes por ter vendido uma média de 3 carros por dia em um período de 15 anos consecu­tivos, vale a pena saber como ele pensava?
Em seu livro “Como Fechar Qualquer Venda” ele cita que gosta muito de dormir muito mais do que o leitor poderia imaginar, portanto, todos os dias quando acordava, ele se olhava no espelho e dizia:
- “Alguém vai me pagar caro por ter me tirado da cama hoje!”
Claro que era uma forma de auto-motivação já que ele adorava dormir mas não se submetia a tentação.
Era movido pelo seu sonho, tinha atitude positiva, era pró-ativo! Ele sabia que o sacrifício é temporário e a recompensa é para sempre. Hoje Joe Girard é milionário e também uma celebridade, os clientes fazem fila para comprar dele. Valeu a pena o sacrifício?

4- Tenha Metas Pessoais
Esse é o motivo que te coloca em ação, isso é motivação!
Saber o que quer no futuro e acreditar indubitavelmente que irá realizar faz com que você pule da cama com os olhos brilhando, que você tenha um motivo verdadeiro que te coloca em ação. Essa não deve ser a primeira vez que você lê a respeito da importância de traçar suas metas de forma definida, por escrito e temporal e talvez não seja a última.
Você precisa saber o que quer na sua vida pessoal. O que move um profissional em qualquer organização é o seu sonho, são suas metas pessoais. Quando o sonho é grande o suficiente os obstáculos não contam. Essa sensação supera qualquer desafio no meio do caminho. Mas a verdade é que suas metas servem apenas como uma bússola que a qualquer momen­to pode mudar de rumo.
O importante não é alcançar. Chegar lá é uma sensação, uma emoção, que passa como todas as outras.
A felicidade, que todos procuramos, está no momento presente, no momento em que você lê essas linhas. Você só pode ser feliz num momento: Agora! E é você que decide isso!

5- Seja Feliz no caminho

Apenas a realização das suas metas não o fará feliz. Elas servem para lhe dar uma poderosa motivação, mas não a felicidade. A felicidade está no caminho e não no fim.
A melhor maneira de trazer mais felicidade para sua vida é agrade­cer o que você já tem e parar de reclamar do que você ainda não tem. Com esse sentimento de gratidão, fica muito mais fácil realizar seus sonhos e ser feliz durante o processo.
Acredite ou não, convido-o a experimentar e comprovar. Aproveite o caminho. Seja feliz. Se você estava reclamando de algo, coloque-o na de­vida perspectiva. Agradeça suas pequenas e grandes realizações.
Tenha metas sim, saiba o que quer, mas seja feliz aproveitando o momento presente, agradecendo o que tem e atraindo cada vez mais situa­ções melhores para sua vida.
Você ainda não é quem gostaria de ser, quem deveria ser ou quem poderia ser? Tudo bem, mas lembre-se: você não é mais quem você era! Re­flita quantos desafios já venceu e quantas conquistas já realizou? Perceba que já é um vencedor. Tenho certeza que praticando essas cinco dicas você vai descobrir verdadeiramente o quão forte é, e sendo assim, tornar-se um você mais feliz!


Fonte: Texto de
Rodrigo Cardoso, Você mais FELIZ! Acesso em 20/03/2012.

MEDITAÇÃO À SAÚDE MENTAL.

sexta-feira, 16 de março de 2012 0 comentários
Provas anteriormente encontradas pela University of California, nos Estados Unidos, sugerem que meditar durante anos engrossa o cérebro - no bom sentido - e fortalece as conexões entre as células cerebrais. Agora um novo relatório dos pesquisadores da UCLA ainda sugere outro benefício.
Eileen Luders, professora assistente do Laboratório de neuro-imagem da UCLA, e seus colegas, descobriram que os meditadores de longa data têm maiores quantidades de girificação ("dobra" do córtex, o que pode permitir que o cérebro processe informações mais rapidamente) do que as pessoas que não meditam. Além disso, uma correlação direta foi encontrada entre a quantidade de girificação e o número de anos de meditação, possivelmente fornecendo mais uma prova da neuroplasticidade do cérebro, ou a capacidade de se adaptar às mudanças ambientais.

O córtex cerebral é a camada mais externa do tecido neural. Entre outras funções, ele desempenha um papel fundamental na memória, na atenção, no pensamento e na consciência. A girificação ou a dobragem cortical é o processo pelo qual a superfície do cérebro sofre alterações para criar sulcos estreitos e dobras chamados sulcos e giros. Sua formação pode promover e melhorar o processamento neural. Presumivelmente então, quanto mais dobragens ocorrem, melhor o cérebro será no processamento de informação, na tomada de decisões, na formação de memórias e assim por diante.


"Em vez de apenas comparar meditadores e não-meditadores, queríamos ver se há uma ligação entre a quantidade de prática da meditação e da extensão da alteração cerebral. Ou seja, correlacionar o número de anos de meditação com o grau de dobramento", disse Luders.

Dos 49 indivíduos recrutados, os pesquisadores realizaram exames de ressonância magnética de 23 meditadores e os compararam a 16 indivíduos do grupo controle pareados por lateralidade, idade e sexo. (Dez participantes desistiram). Os exames para os controles foram obtidos de um banco de dados de ressonância magnética, enquanto os meditadores foram recrutados de diferentes locais de meditação. Os meditadores haviam praticado seu ofício, em média, por 20 anos, usando vários tipos de meditação - Samatha, Vipassana, Zen e mais. Os pesquisadores aplicaram uma abordagem do cérebro todo bem estabelecida e automatizada para medir a girificação cortical em milhares de pontos em toda a superfície cerebral.

Eles encontraram diferenças acentuadas entre os grupos (níveis aumentados de girificação nos praticantes de meditação ativa) por meio de uma amostra ampla do córtex, incluindo o giro pré-central esquerdo, ínsula dorsal esquerda e direita anterior, o giro fusiforme direito e o cúneo direito.

Talvez o mais interessante, porém, tenha sido a correlação positiva entre o número de anos de meditação e a quantidade de girificação insular.
"Tem sido sugerido que a ínsula funciona como um centro para integração autonômica, afetiva e cognitiva. Os meditadores são conhecidos por serem mestres na introspecção e na conscientização, do controle emocional e da auto-regulação, de modo que os resultados fazem sentido de que quanto mais alguém tenha meditado, maior o seu grau de dobra na ínsula", disse Luders.

Embora Luders tenha advertido que fatores genéticos e outros fatores ambientais poderiam ter contribuído para os efeitos que os pesquisadores observaram, ainda, "A correlação positiva entre a girificação e o número de anos de prática apoia a ideia de que a meditação aumenta a girificação regional".

Fonte:
I Saúde, Meditar permite que o cérebro processe informações mais rapidamente. Estudo sugere que meditar fortalece conexões entre células cerebrais e fornece mais uma evidência da neuroplasticidade do cérebro. Acesso em 16/03/2012.

OS NÚMEROS MOSTRAM OS PREJUÍZOS DA MÁ ALIMENTAÇÃO.

quinta-feira, 8 de março de 2012 0 comentários
Segundo relator das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter, os fast-food são alguns dos vilões da alimentação moderna. Olivier afirmou que, atualmente, a maioria das dietas alimentares está criando pessoas doentes. Segundo ele, existem 1,5 bilhão de obesos em todo o mundo. E uma em cada sete pessoas está subnutrida.

A declaração é parte de um relatório apresentado por Schutter, nesta semana, ao Conselho de Direitos Humanos da Onu, com sede em Genebra, na Suíça.

Para o relator, existem cinco ações prioritárias que podem recolocar os valores nutritivos de volta ao sistema alimentar, quer nos países desenvolvidos, quer nos países em desenvolvimento.
Ele afirma que é preciso controlar e regular alimentos que contêm alto teor em gorduras saturadas, sal e açúcares; reduzir a publicidade do fast food; repensar os subsídios para a agricultura que criam desequilíbrios nos preços dos ingredientes e apoiar a produção local para permitir aos consumidores um acesso fácil a alimentos frescos, nutritivos e saudáveis.
Já no Brasil, dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em janeiro, revelam aumento do percentual de crianças com sobrepeso e obesidade, principalmente na faixa de 5 a 9 anos. Os números referem-se a levantamento de 2010.

O sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas nessa faixa etária. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas. De acordo com a presidenta do Departamento de Obesidade da SBEM, Rosana Radominski, esse quadro é alarmante.

Fonte: I Saúde,  Má alimentação leva 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo à obesidade. Segundo relator da Onu, os fast food são alguns dos vilões da alimentação moderna; uma em cada sete pessoas também está subnutrida. Acesso em 08/03/2012.

EM DIAS QUENTES...

quarta-feira, 7 de março de 2012 0 comentários
Em dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e sudorese. A hidratação torna-se ponto chave ao bem-estar e disposição. A ingestão de líquidos deve ser frequente, especialmente água mineral, água de coco, suco de frutas ou chás, sem esperar que a sede apareça, já que sede, já é um sinal de desidratação. Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos como o sódio e potássio são de fundamental importância.
Que tal incluir frutos e hortaliças no cardápio? Neles encontramos uma gama de antioxidantes e muitas fibras. Lembrando de manter os níveis adequados de glicemia no sangue.
MAS... SAIBA QUE AS FRUTAS TAMBÉM NECESSITAM DE MODERAÇÃO
Os estudos mostram, reduzir simplesmente as calorias da dieta não o fará emagrecer, não é a toa que embora as frutas sejam indispensáveis à boa nutrição, a dieta do abacaxi, da maçã, da laranja, não surtem bons efeitos à saúde!
As calorias não são todas iguais, a quantidade de fibras, IG, composição da refeição... devem ser levados em conta.
Para quem pensa que incluir muitas frutas na dieta não o fará engordar está enganado. A ingestão de frutose em excesso, contribui ao acúmulo de tecido adiposo. Sucos de frutas? Deixe para ocasiões especiais ou mesmo quando a sua demanda energética está aumentada. Durante exercícios físicos, por exemplo. Um copo de suco de laranja pode conter grande quantidade de açúcar. A frutose, o açúcar das frutas é um carboidrato simples, que em excesso pode acarretar em aumento de peso, em especial quando não há equilíbrio entre a ingestão e o gasto energético.
ÁGUA AO LONGO DIA
Certamente você pode perceber que há uma série de marcas de bebidas prontas adoçadas disponíveis no comércio (refrigerantes, sucos...), mas substituir a água por esse tipo de bebida pode prejudicar à saúde, mas do que você possa imaginar.
Poucas pessoas ingerem água em quantidades suficientes diariamente, salvo as que têm consciência plena de sua importância, normalmente a busca pela água ocorre somente quando a sede se manifesta. Patologias e sintomas distintos estão correlacionados a falta de água não percebida pelo indivíduo, dores de cabeça, olheiras pertinentes, por exemplo, pode ser uma desidratação leve.
A desidratação pode afetar a consciência, induzir a fala incoerente, levar a fraqueza nas extremidades, hipotensão, taquicardia. Os sintomas da falta de água incluem urina concentrada, alterações na pele, mucosas ressecadas, alterações na pressão sanguínea e circulatória.
Beber água suficiente fornece proteção contra o câncer de bexiga, próstata, mama e pedra nos rins.
A sede leva o indivíduo a procurar por água. Quando o sangue está concentrado em demasia, no caso da desidratação, por exemplo, partículas e moléculas atraem água das glândulas salivares, assim a boca fica seca. O cérebro, particularmente o hipotálamo, controla o estimulo a sede, os rins também controlam a quantidade de água no organismo, quando as necessitadas de água são aumentadas para funções internas no organismo, a eliminação de água, através dos rins é reduzida. A desidratação pode ocorrer facilmente quando o estímulo à sede é ignorado e as conseqüências podem ser sérias se muita água for perdida. Os sintomas da desidratação vão da sede à fraqueza, levando a morte se não corrigida.
O organismo saudável elimina parte do líquido através da urina. Quanto mais água ingerirmos, mais urina é formada e assim eliminada. Além da urina, são eliminados líquidos através do suor, respiração e fezes. Ingerir água pura é um item essencial para preservar a função renal, afinal, o organismo não sobreviveria muito tempo sem a água.
Em média um adulto sedentário deveria consumir cera de 1,5L de água. Não levando em conta temperaturas elevadas e sudorese aumentada, como ocorre por meio da pratica de exercícios físicos.
O organismo não possui condições ao armazenamento de água, por isso a quantidade de água perdida durante 24 horas deve ser reposta. Uma recomendação geral proposta à indivíduos adultos saudáveis permanece em torno de 1 a 1,5 mL/Kcal ou 35 mL/kg (cerca de 2 a 3L diários ou 7 a 11 copos aproximadamente). Para crianças cerca de 50-60 mL/Kg e 150 mL/kg aos bebês. Observar a concentração e características da urina é um meio para avaliar se o consumo de água do indivíduo está sendo suficiente.
Por Greice Caroline Baggio.

PARA VIVER CADA DIA COM PLENITUDE...

terça-feira, 6 de março de 2012 0 comentários

HIPOTIROIDISMO E OUTRAS PATOLOGIAS NECESSITAM DO CONSUMO DE ANTIOXIDANTES.

0 comentários
OTIMIZE OS ANTIOXIDANTES.
As pessoas que sofrem de hipotiroidismo têm um significativo aumento da produção de radicais livres, problema esse que é ampliado se o colesterol estiver elevado. Isto significa que os indivíduos com metabolismo ineficiente devem tomar doses maiores de antioxidantes de forma a corrigir os problemas da sua doença. Quando os motores celulares estão a trabalhar em boas condições, eles apenas apresentam 5% de desperdício – ineficiência. Este é o preço a pagar por termos maior capacidade de produção energética do que a dos outros mamíferos.

Por outras palavras, à medida que fabricamos energia produzimos alguns radicais livres os quais são felizmente neutralizados pelas defesas antioxidantes do nosso corpo. À medida que somos arrastados para uma situação de fadiga ou incapacidade de produção energética ótima, então haverá menor produção de energia com o aumento consequente na produção de radicais livres. Por exemplo, quando fazemos exercício e aumentamos a sua intensidade – como quando corremos – produzimos naturalmente mais radicais livres e precdisaremos de mais antioxidantes. Contudo, se tivermos sobrepeso o qual reflete problemas na produção celular de enrgia, ainda precisaremos de mais antioxidantes quando fazemos exercício físico porque os radicais livres estão ligados à eneficiência do sistema. Frutos frescos, vegetais, nozes e outros frutos secos são as fontes principais destes antioxidantes. Muitos suplementos alimentares têm capacidade antioxidante, ácido lipoico, whey, acetilcisteína, e podemos desenhar combinações específicas e personalizadas. Um bom princípio consiste em arranjar uma múltipla variedade de antioxidantes em detrimento da sua quantidade. Os pacientes com insuficiência cardíaca avançada e diabetes tipo II mostraram melhorias substanciais após três meses de consumo de cacau, o qual tem uma grande capacidade antioxidante. Sobremesa fantástica: frutos silvestres com chocolate negro (pode usar um pouco de natas sem açúcar.

Fonte: Dr. Luis Romariz, O HIPOTIROIDISMO INDUZ A DEPLEÇÃO EM ANTIOXIDANTES. Acesso em 06/03/2012.

O ALVO CERTO.

0 comentários
Se tratando de alvo a ser atingido, deve-se traçar um caminho e uma estratégia para acertá-lo em cheio. JAMAIS devemos ESPERAR que "caia do céu" uma ajuda externa para nos impulsionar em melhores rumos, que um concorrente erre sua estratégia ou qualquer outra coisa aconteça, pois o tempo que você espera por causa de seu "achometro" que algo esplendido irá acontecer sem que você faça nada. TUDO na vida, seja pessoal ou profissional, acontece por causa das nossas estratégias e ações.

Seja pioneiro, não espere para simplesmente copiar, indiferente se o fato de copiar tenha lá seus benefícios, porém ser pioneiro é muito melhor. Não tenha medo de arriscar pois somente os fracos são medrosos. Mostre toda a sua capacidade empreendedora! Mostre que você não é somente mais um no mundo, que você veio para fazer e acontecer. Busque sempre acertar o alvo para não se tornar o alvo. Mas lembre-se de acertar o alvo certo e não simplesmente acertar qualquer alvo. Empreenda! Faça acontecer!
Você é inigualável!
Estude o máximo possível sobre a área de interesse, mas não deixe se informar sobre o restante, indiferente se não estiver ligado à sua área. Conhecimentos gerais também são importantes.
"SABER É SER CAPAZ DE APRENDER". Martin Heidegger.
Tenha VISÃO INTELIGENTE, POIS É UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO E EMPREENDEDORISMO.
FAÇA TUDO POR VOCÊ! E SEJA EXCELENTE!

Fonte: MASTER / Darlei Simioni. O ALVO CERTO! Acesso em 06/03/2012.

VALORES PESSOAIS.

0 comentários
Você sabia que a força que move nossas decisões diárias a cada momento é conhecida como valor pessoal?
É isso mesmo!
A hierarquia dos seus valores pessoais é que move nossas decisões.
Mas afinal, o que são valores?
Valores são estados emocionais, são prioridades, são as forças responsáveis por nossas emoções, por exemplo: Reflita comigo:
Você arrancaria uma asa de uma borboleta se com isso você ganhasse cem reais?
Algumas pessoas diriam que sim e outras que de forma alguma.
E se eu mudasse o premio pra mil reais ou até mesmo por meio milhão de reais?
Talvez, dependendo do seu valor pessoal, ou seja, do que considera mais importante para você em sua vida, você diga:
- Pôxa, se por cem reais eu arrancaria uma asa, por meio milhão eu comeria a borboleta inteira!!
Só quem em meus treinamentos eu já vi pessoas levantarem a mão afirmando veemente que não arrancaria por dinheiro nenhum. Porque elas dizem isso?
Nos valores pessoais dessas pessoas elas entendem que arrancar a asa de uma borboleta seria o mesmo que arrancar o braço de um ser humano, por exemplo. Então elas não fariam isso em hipótese alguma!
Outras pessoas dizem:
Tantos insetos morrem batendo no pára-brisa do meu carro quando estou viajando numa estrada, que uma borboleta a mais ou uma a menos não vai fazer diferença nenhuma.
Percebe como pessoas diferentes possuem valores diferentes?
Muitas vezes a pessoa que convive com você há anos tem valores diferentes que o seu.
A importância de saber disso é que assim fica mais fácil entendê-las e conviver com elas.

Lembre-se, você não precisa concordar com as outras pessoas, mas o fato de conseguir entendê-las, te coloca em um novo patamar no que tange a relacionamento pessoal, a relacionamento em casa, na família e nos negócios.
Você já refletiu o que tem sido mais importante pra você em sua vida? Amor ou saúde? Saúde ou segurança? Segurança ou diversão?
Se você conseguir definir a sua hierarquia de valores, ou seja, aquilo que tem sido mais importante pra você em sua vida, você vai conseguir identificar o porquê que você toma as decisões da maneira que toma.
Espero que essa dica de conhecer os seus próprios valores possa ajudá-lo no seu dia a dia, em sua atitude e comportamento. E se preciso, mude seus valores e mude os resultados de sua vida!

Fonte: Rodrigo Cardoso, Valores pessoais. Acesso em 06/03/2012.

TAXAS DE SOBREVIVÊNCIA MAIS ELEVADAS ENTRE OS CASADOS.

segunda-feira, 5 de março de 2012 0 comentários
O casamento foi associado
com uma vida mais longa desde 1858,
quando William Farr observou
que ele protegeu contra
a mortalidade precoce na França.
As evidências seguem confirmando que viúvos,
indivíduos que nunca se casaram e
 divorciados têm maiores riscos de mortalidade.
Adultos casados que se submetem à cirurgia cardíaca têm chances três vezes maiores de sobreviver nos três meses após a intervenção do que as pessoas solteiras que passam pela mesma cirurgia.

"Esta é uma diferença dramática nas taxas de sobrevivência para as pessoas solteiras, durante o período de recuperação pós-operatório mais crítico. Nós descobrimos que o casamento melhorava a sobrevivência sendo o paciente um homem ou uma mulher. Os resultados ressaltam a importância do papel dos cônjuges como cuidadores durante as crises de saúde. E os maridos foram aparentemente tão bons em cuidar quanto as esposas", disse Ellen Idler, sociologa da Emory University, em Atlanta (EUA), e lider do estudo.
Embora a diferença mais marcante nos resultados tenha ocorrido durante os primeiros três meses, o estudo mostrou que o efeito protetor do casamento continua por até cinco anos após a cirurgia de revascularização do miocárdio. No geral, o risco de mortalidade é quase duas vezes maior para os solteiros do que para os casados que estão prestes a se submeter à cirurgia.
O casamento foi associado com uma vida mais longa desde 1858, quando William Farr observou que ele protegeu contra a mortalidade precoce na França. As evidências seguem confirmando que viúvos, indivíduos que nunca se casaram e divorciados têm maiores riscos de mortalidade.
"Queríamos focar em uma determinada janela de tempo, uma grande crise de saúde, e adicionar o elemento presencial nas entrevistas com os pacientes, além do registro completo de seu histórico médico e de hospitalização", afirmou a pesquisadora.
O maior estudo envolveu mais de 500 pacientes submetidos a situações de emergência ou à cirurgia de revascularização eletiva. Todos os sujeitos do estudo foram entrevistados antes da cirurgia. Dados sobre o estado de sobrevivência dos pacientes foram obtidos a partir do National Death Index.
Embora os dados sejam inconclusivos para embasar a diferença marcante na taxa de sobrevivência de três meses, as entrevistas forneceram algumas comprovações mais fortes.
Segundo a socióloga, "os pacientes casados tiveram uma visão mais positiva quando iam para a cirurgia, em comparação com os demais. Quando perguntados se seriam capazes de controlar a dor e o desconforto ou as suas preocupações sobre a cirurgia, aqueles que tinham esposas eram mais propensos a dizer sim".
Os pacientes que sobreviveram mais de três meses eram quase 70% mais propensos a morrer durante os próximos cinco anos se fossem solteiros. Uma análise dos dados mostrou que a história de tabagismo foi responsável pelas menores taxas de sobrevivência entre os pacientes solteiros durante este prazo mais longo.
"A menor a probabilidade de que as pessoas casadas fossem fumantes sugere que o controle do cônjuge sobre o comportamento de fumar produz benefícios a longo prazo para a saúde. Quando se trata de curar corações, o casamento pode ser um remédio poderoso, mas ele está cada vez mais escasso, o que não é uma sorte nada boa para os baby boomers em envelhecimento," completa.
Quase metade dos adultos norte-americanos são casados atualmente, o menor percentual até agora, de acordo com o Pew Research Center.
Fonte: I Saúde, Casados têm até três vezes mais chances de viver após cirurgia cardíaca. Os dados foram constatados durante o período mais crítico de recuperação pós-operatório: os três meses após a intervenção. Acesso em 05/03/2012.

OBESIDADE CONTRIBUI A MÁ CIRCULAÇÃO. PREVINA COM HÁBITOS SAUDÁVEIS.

sábado, 3 de março de 2012 0 comentários

Uma das principais causas de morte no Brasil, os problemas circulatórios estão cada vez mais presentes na sociedade. Porém, com a prática de uma simples atividade física regularmente e a reeducação de alguns hábitos alimentares, é possível combater esta doença. A má circulação acontece quando há problemas no bombeamento do sangue para os vasos do corpo humano. Diabéticos, sedentários e obesos são as pessoas mais afetadas por esta enfermidade.
Nos casos de pessoas que sofrem com má circulação nas pernas, complicações como varizes e pés inchados são as mais visíveis. Os principais sinais são varizes saltadas na pele, cor pálida, câimbras noturnas e sensação de formigamento do joelho para baixo. Alguns fatores contribuem para esta patologia. "Pessoas com colesterol alto, fumantes, obesas e hipertensas são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença", afirma o Dr. Ricardo Amaral Gurgel, cirurgião vascular do Hospital Samaritano.

Outro fator que representa perigo para quem sofre de problemas circulatórios são as altas temperaturas e o excesso de calor. "Os inchaços ocorrem por causa da dificuldade de retorno do sangue e a circulação é lenta. No calor estes casos pioram, as veias se dilatam e acumulam líquidos na perna", revela.

O Dr. Ricardo Amaral Gurgel alerta às pessoas que podem ter esta doença no futuro, apesar de seguir uma vida saudável. "Quem tem pais que sofrem de má circulação, como varizes, a chance desta doença ser hereditária é 40 vezes maior", completa.

Diagnóstico e Prevenção O diagnóstico é feito com base no histórico clínico do paciente e exames físicos. Para a cirurgia de má circulação é necessário ser feito o ultrassom poppler colorido. O Dr. Ricardo Amaral Gurgel, explica sobre a importância da realização deste procedimento. "Este exame possibilita visualizar as veias e estudar os fluxos. Com este exame é possível descobrir o que fazer. Em casos cirúrgicos, este exame é essencial", completa.

Algumas mudanças no cotidiano podem ser úteis para ajudar no combate a doença. "Exercícios físicos, cuidado com o excesso de peso, diminuir a quantidade de sal e gordura nas refeições e beber muita água são algumas formas de se prevenir", alerta.

Fonte: Bonde, Obesidade contribui para má circulação de sangue. Alimentação balanceada e prática de exercícios físicos ajudam no combate a doença. Acesso em 03/03/2012.

ONDE VOCÊ QUER CHEGAR?

0 comentários

CORRIDA CONTRA A DEPRESSÃO.

0 comentários

São Paulo - Assim confirmou o doutor Trivedi, diretor do programa de pesquisa sobre transtornos do humor da Universidade Southwestern, do Texas: correr três vezes por semana é tão eficaz quanto os antidepressivos.

Pela primeira vez uma equipe conseguiu demonstrar que a prática de exercícios aeróbicos durante 30 minutos ao menos três dias na semana diminui quase pela metade os sintomas de uma depressão moderada. Esta impressionante descoberta é especialmente importante para os 150 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem com o mal. E tem mais, apenas 23% dos afetados buscam tratamento para a doença e só 10% recebe a terapia adequada.

A pesquisa observou, durante três anos, 80 pessoas, de 20 a 45 anos, com sintomas moderados de depressão. Os participantes foram divididos em quatro grupos distintos que realizavam exercícios em diferentes intensidades.

Os indivíduos que praticaram exercícios aeróbicos de maneira moderada ou intensa - cerca de 30 minutos - durante três a cinco dias por semana, experimentaram uma redução de 47% de seus sintomas depressivos após 12 semanas.
Por outro lado, nos participantes que realizaram atividade física de menor intensidade três dias na semana, os sintomas de depressão diminuíram cerca de 30% e no grupo que realizou exercícios de flexibilidade durante 15-20 minutos, a porcentagem foi de 29%.

Esta positiva resposta, graças aos exercícios, experimentada pelos pacientes com depressão é comparável aos resultados obtidos com medicamentos antidepressivos ou mesmo à terapia de comportamento cognitivo, explicam os investigadores.
Por exemplo, num estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental nos Estados Unidos, ficou comprovado que a diminuição dos sintomas depressivos era de cerca de 36% e no caso da terapia com remédios, uma redução de aproximadamente 42%.
Ainda que existam numerosos tratamentos para fazer frente à depressão, muitas pessoas ainda custam a procurar ajuda porque muitas vezes há preconceito e o estigma social relacionado a esse tipo de doença. O exercício oferece um tratamento alternativo para estes pacientes e, além do mais, pode ser recomendado a quase todos eles, porque não geram efeitos colaterais maléficos.
Fonte: Exame, Correr reduz a depressão pela metade. Pesquisa da Universidade Southwestern diz que correr três vezes por semana é tão eficaz quanto os antidepressivos. Acesso em 03/03/2012.