Google Analytics Alternative

MAIS DE METADE DOS CASOS DE CÂNCER PODEM SER EVITADOS COM HÁBITOS SAUDÁVEIS.

sexta-feira, 30 de março de 2012
Mais da metade de todos os casos de câncer são evitáveis. É o que sugere estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicado na revista Science Translational Medicine nesta quarta-feira (28). Resultados apontam os maus hábitos como responsáveis por grande parte dos casos da doença, e a adoção de estilos mais saudáveis de vida como principal forma de prevenção.

Para se ter uma ideia, o tabagismo causa um terço dos casos de câncer registrados nos Estados Unidos, enquanto o excesso de peso e a obesidade são responsáveis por 20%. Segundo projeção realizada pelo estudo, se os norte-americanos não fumassem o país registraria 75% menos casos de câncer de pulmão.

" Na verdade, temos uma enorme quantidade de dados sobre as causas e as formas de prevenir o câncer" , diz o epidemiologista Graham A. Colditz, que completa: "É tempo de nós investirmos na implementação do que sabemos." Segundo o pesquisador, a sociedade detém o conhecimento necessário para evitar a doença - como informações sobre como adotar um estilo de vida saudável - e deve reconhecer a necessidade de aplicá-lo.

Praticar exercícios, comer bem, não fumar, evitar exposição ao sol sem proteção são hábitos chave para evitar quase a metade das 577.000 mortes por câncer nos Estados Unidos previstas para este ano, um número superado apenas pelas doenças cardíacas.

Além disso, a vacinação contra doenças como HPV (papilomavírus humano) e a hepatite também podem oferecer proteção contra cânceres de colo do útero e de fígado.

Obstáculos
A American Cancer Society estima que cerca de 1,6 milhão de casos de câncer serão diagnosticados em 2012, somente nos Estados Unidos. Para que este número possa diminuir nos próximos anos, os pesquisadores enumeram uma série de obstáculos.

Entre eles, o ceticismo que as pessoas têm sobre o fato de a doença poder ser evitada e o hábito de intervir tarde demais para deter ou prevenir um tumor maligno já instalado. Além disso, grande parte das pesquisas sobre o câncer se concentra no tratamento no lugar da prevenção, e tende a ter uma visão de curto prazo no lugar de um enfoque de longo prazo.

O estudo ainda destaca que as diferenças de renda entre as classes sociais fazem com que os pobre fiquem mais expostos a fatores de risco.

Fonte:
I Saúde, Metade dos casos de câncer podem ser evitados por meio de hábitos saudáveis. Estudo mostra que tabagismo, sobrepeso e obesidade são responsáveis por aproximadamente 53% dos casos de câncer nos EUA. Acesso em 30/03/2012.

0 comentários:

Postar um comentário