Google Analytics Alternative

PIPOCA: UMA BOA OPÇÃO PARA QUEM BUSCA UMA DIETA SAUDÁVEL.

segunda-feira, 26 de março de 2012

A pipoca é uma boa opção de alimento para pessoas que estão na busca por montar uma dieta saudável. Estudo conduzido na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, encontrou evidências de que a pipoca contém mais substâncias antioxidantes saudáveis, chamadas polifenóis, do que frutas e legumes. Os polifenóis são responsáveis por diminuir a presença dos radicais livres no organismo, causadores do envelhecimento e de várias doenças como câncer e Alzheimer.

Joe Vinson, pioneiro na análise de componentes saudáveis; em chocolate, nozes e outros alimentos comuns, explica que os polifenóis estão mais concentrados na pipoca, que em média têm apenas cerca de 4% de água, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras. A lógica é a mesma para frutas secas como a uva passa, por exemplo. Como a casca da uva também é fonte de polifenois, quanto menos água tiver, maior será a concentração da substância antioxidante.

Em outro achado surpreendente,
Os pesquisadores ainda descobriram que os cascos da pipoca - a parte do alimento que geralmente agarra nos dentes - na verdade têm a maior concentração de polifenóis e fibras. " Esses cascos merecem mais respeito" , brinca o pesquisador, que afirma que a parte do alimento tem um valor nutricional de ouro.

Resultados do estudo levaram Vinson a declarar que a pipoca pode ser o lanche perfeito. Ele explica que a pipoca é um alimento composto de 100% de grãos integrais, enquanto outros que recebem a mesma denominação muitas vezes têm grãos diluídos a outros ingredientes.

"Enquanto uma porção de pipoca irá fornecer mais do que 70% da ingestão diária de grão integral, na média geral, apenas metade das pessoas consome uma porção de grãos integrais por dia, e a pipoca poderia preencher essa lacuna" .

Vinson alertou, entretanto, que a forma como as pessoas preparam e servem pipoca pode colocar em cheque sua imagem saudável. O pesquisador explica que a pipoca só se torna um alimento saudável se for feita do jeito tradicional, em uma panela ou pipoqueira na qual os grãos explodem no ar, sem muito óleo e sal. As versões de microondas e as amanteigadas, como as vendidas nos cinemas, não são recomendadas. Além disso, Vinson aponta que a pipoca não pode substituir frutas e vegetais frescos em uma dieta saudável. Frutas e verduras contêm vitaminas e outros nutrientes que são essenciais para uma boa saúde, que não estão presentes na pipoca.

Fonte:
I Saúde, Pipoca contém níveis mais elevados de antioxidantes do que frutas e legumes. Alimento contém alta concentração de polifenóis, responsáveis por combater o envelhecimento e doenças como o câncer e o Alzheimer. Acesso em 26/03/2012.

1 comentários:

Anônimo at: 9 de novembro de 2016 às 21:25 disse...

(=':'=)(=':'=)(=':'=) Olha, eu estive procurando sobre dieta na internet e encontrei esse site aqui falando sobre esse assunto, gostaria de saber se alguém já obteve resultados e se tem alguma contra indicação? :-) (ɔ• .•)ɔ

Postar um comentário