Google Analytics Alternative

OS NÚMEROS MOSTRAM OS PREJUÍZOS DA MÁ ALIMENTAÇÃO.

quinta-feira, 8 de março de 2012
Segundo relator das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter, os fast-food são alguns dos vilões da alimentação moderna. Olivier afirmou que, atualmente, a maioria das dietas alimentares está criando pessoas doentes. Segundo ele, existem 1,5 bilhão de obesos em todo o mundo. E uma em cada sete pessoas está subnutrida.

A declaração é parte de um relatório apresentado por Schutter, nesta semana, ao Conselho de Direitos Humanos da Onu, com sede em Genebra, na Suíça.

Para o relator, existem cinco ações prioritárias que podem recolocar os valores nutritivos de volta ao sistema alimentar, quer nos países desenvolvidos, quer nos países em desenvolvimento.
Ele afirma que é preciso controlar e regular alimentos que contêm alto teor em gorduras saturadas, sal e açúcares; reduzir a publicidade do fast food; repensar os subsídios para a agricultura que criam desequilíbrios nos preços dos ingredientes e apoiar a produção local para permitir aos consumidores um acesso fácil a alimentos frescos, nutritivos e saudáveis.
Já no Brasil, dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em janeiro, revelam aumento do percentual de crianças com sobrepeso e obesidade, principalmente na faixa de 5 a 9 anos. Os números referem-se a levantamento de 2010.

O sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas nessa faixa etária. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas. De acordo com a presidenta do Departamento de Obesidade da SBEM, Rosana Radominski, esse quadro é alarmante.

Fonte: I Saúde,  Má alimentação leva 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo à obesidade. Segundo relator da Onu, os fast food são alguns dos vilões da alimentação moderna; uma em cada sete pessoas também está subnutrida. Acesso em 08/03/2012.

0 comentários:

Postar um comentário