O sulforafano foi identificado anos atrás como um dos compostos mais críticos que fornecem a maior parte dos benefícios de saúde em vegetais crucíferos, e os cientistas também sabiam que um mecanismo envolvido era a desacetilases histonas, ou HDACs. Esta família de enzimas pode interferir com a função normal dos genes que suprimem tumores.
Inibidores HDAC, tais como sulforafano, podem ajudar a restaurar o equilíbrio adequado e prevenir o desenvolvimento de cancro. Mas os novos estudos de OSU encontraram um segundo mecanismo epigenético, metilação do DNA, que desempenha um papel similar.
"Parece que a metilação do DNA e inibição HDAC, ambos processos influenciados pelo sulforafano, trabalham em conjunto para manter a função celular adequada", disse Emily Ho, professor adjunto no Instituto Linus Pauling.
A influência do sulforafano em metilação do DNA foi explorada por análise de metilação do gene cyclinD2.
A presente pesquisa, publicada na revista Clinical os Epigenética, estudou principalmente o efeito do sulforafano sobre as células cancerosas da próstata. Mas os pesquisadores acreditam que os mesmos processos são provavelmente relevantes para muitos outros tipos de câncer, incluindo o de cólon e o de mama.
O sulforafano é particularmente abundante no brócolis, mas também encontrado em outros vegetais crucíferos, como couve-flor e couve. Tanto o laboratório e estudos clínicos demonstraram que a maior ingestão de vegetais crucíferos pode ajudar na prevenção do câncer.
Fonte: I Saúde, Composto presente no brócolis fornece duas maneiras de prevenir o câncer. Além do mecanismo desacetilases histonas (HDACs), o sulforafano demonstra eficácia contra tumores por meio da metilação do DNA. Acesso em 01/03/2012.
0 comentários:
Postar um comentário