Google Analytics Alternative

INDICAÇÕES PARA O CONSUMO DA QUINUA.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015
Foto: Aline Mendes.
Já falamos da quinoa aqui. Mas é sempre bom voltar ao assunto para explicar os seus benefícios. Ainda pouco presente no prato brasileiro, é um alimento com perfil nutricional completo, incluindo carboidratos, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do complexo B (como a riboflavina), minerais (como ferro, fósforo, cobre, magnésio, manganês, cálcio), ácidos graxos e aminoácidos essenciais.

Qualquer pessoa pode consumir o grão, que não possui glúten. A seguir, confira as dicas da nutricionista Greice Baggio.

INDICADA PARA CELÍACOS
A quinoa é isenta de glúten. Quem é sensível à proteína, não precisa se sacrificar, mas mudar. Por exemplo, em vez de comer pão de trigo, consumir preparações com quinoa. Ao contrário de muitos alimentos de origem vegetal, é também uma proteína completa.

INDICADA PARA VEGETARIANOS E VEGANS
Vegans (consomem apenas alimentos de origem vegetal, excluindo carne bovina, frango, peixes, ovos, leite e derivados), lacto-vegetarianos, ovo-lacto-vegetarianos, semi-vegetarianos… Em qualquer dessas situações, a dieta, quando bem planejada, pode incluir a quinoa, que contém um perfil nutricional completo (carboidratos, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do complexo B (riboflavina), minerais (ferro, fósforo, cobre, magnésio, manganês, cálcio), ácidos graxos, aminoácidos essenciais. Incrementar a dieta com preparações que levem o grão torna-se uma versátil e nutritiva escolha.

INDICADA PARA DIABÉTICOS
Consumir mais fibras e carboidratos completos e incrementar com minerais e gorduras insaturadas estão entre as recomendações para o controle e prevenção da resistência à insulina. E a quinoa é uma boa opção. O consumo de grãos integrais de forma regular reduz o risco de DM tipo 2/resistência à insulina. Cereais integrais melhoram a sensibilidade à insulina, diminuindo o índice glicêmico da dieta, aumentando seu conteúdo de fibra e magnésio. Já a quinoa é fonte de magnésio, mineral que atua como um co-fator para mais de 300 enzimas envolvidas na utilização de glicose e secreção de insulina.
Em estudos recentes, dietas com maior ingestão de fibra dietética tiveram um risco 29% inferior de doença cardiovascular em comparação com aqueles com menor ingestão de fibras.

INDICADA PARA IDOSOS
A quinoa estimula o fortalecimento do sistema imunológico, pelos minerais e vitaminas que possui. O consumo pode melhorar a fadiga e a depressão por ter triptofano, um aminoácido necessário à produção de serotonina. De sabor agradável, pode ser servida como ingrediente de alimentos doces quanto salgados.

INDICADA PARA PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
O grão é pode fazer parte da dieta de atletas, antes e depois dos treinos. Ela fornece carboidratos, principal fonte energética, e aminoácidos essenciais, necessários à manutenção e formação de massa muscular.

0 comentários:

Postar um comentário