Google Analytics Alternative

AMENDOIM NA NUTRIÇÃO DE GESTANTES E CRIANÇAS.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015


Repleto de vitaminas e minerais, o amendoim contribui para o bom funcionamento do organismo da gestante, além de ser uma excelente fonte de ferro, primordial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Ele também reduz riscos de infecções comuns durante a gravidez, ajuda na prevenção de anemia e na produção de células sanguíneas. Além disso, o amendoim contém altas concentrações de fibras e ácidos graxos insaturados, que trazem inúmeros benefícios à saúde.

Rico em proteínas de fácil digestão e em gorduras insaturadas, o alimento garante a energia da mulher grávida, principalmente no terceiro trimestre, quando o bebê precisa ganhar peso e se preparar para o nascimento. A nutricionista da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Vanderlí Marchiori, recomenda a ingestão diária de 20 g da leguminosa. “Essa quantidade já é suficiente para absorver todos os benefícios do amendoim, mas é importante ter atenção na ingestão do alimento, pois as mães que apresentam alergia ao amendoim não podem consumi-lo” explica.

Na infância
Por ser tão nutritivo, o amendoim também é indispensável na alimentação de crianças. As gorduras insaturadas que o grão possui garantem transmissões de impulsos nervosos mais eficazes - com isso, muito mais informações ficam retidas no cérebro da criança, que aproveita melhor os estudos, fixando corretamente.“O sabor do amendoim é bem aceito nesta faixa etária e pode ser um alimento complementar para a merenda escolar de crianças, especialmente nos casos de fragilidade nutricional por desnutrição e pouco acesso à alimentação básica”, explica Vanderlí. 

Uma boa opção é colocar o grão nos lanches da escola, complementando com outros alimentos, como torradas, bisnaguinhas ou pães. Vale ainda oferecê-lo no café da manhã, em forma de bolo ou batido com leite, garantindo desde o início do dia todos os seus benefícios.

0 comentários:

Postar um comentário