Vasos sanguíneos de crianças obesas apresentaram rigidez normalmente vistas em adultos muito mais velhos com doença cardiovascular.
Estudo apresentado no Canadian Cardiovascular Congress revelou rigidez arterial durante a infância, bem como demais fatores de risco para doença cardíaca, como pressão arterial e colesterol sanguíneo elevados.
Os pesquisadores avaliaram 63 crianças obesas com idade média de 13 anos, comparando-as com 55 crianças de peso normal. As artérias de crianças obesas mostraram sinais significativos de endurecimento.
A artéria aorta distribui sangue rico em oxigênio para todas as partes do corpo. A aorta normal tem qualidades elásticas que protegem o fluxo de sangue, entretanto, quando a elasticidade é perdida ocorre sua rigidez, um risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular e morte prematura em adultos.
As crianças só querem ficar em frente ao computador ou não optam por alimentos saudáveis? Isso pode estar privando-as de saúde e vitalidade. Mas lembre-se tudo é modificável. Incentive-as à bons hábitos, acrescente saúde às prateleiras, ensine antes de impor. Você colherá ótimos frutos!
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário