Google Analytics Alternative

O que o consumidor está interessado ao ler a rotulagem nutricional?

terça-feira, 16 de novembro de 2010
Você pode astar crescentando
muito mais do que necessita
consumindo diariamente produtos de padaria.

O que  você está interessado ao ler a rotulagem nutricional?

Para a maioria analisar o valor calórico vêm como primeira atitude, seguido pelo percentual e valor calórico provenientes de gorduras, açúcares e sódio.
Ingredientes que não podem faltar para quem confere o rótulo? Se o produto contém fibras, cálcio, vitamina C, proteínas.
Muitos dos ingredientes que os consumidores tendem à evitar? Gordura totais, trans, colesterol, açúcares e sódio.

Mas, o que realmente você precisa saber?
Não foque-se apenas em calorias, como também não esqueça que elas estão ali. Muitos dos produtos industrializados disponíveis no mercado contêm significativa densidade calórica em pequenas porções. O que você precisa ler com atenção é o tamanho da porção. Calorias extras, porção pequena? Será que vale a pena consumir o produto? Entretanto, nem sempre um produto de baixa ou isento em calorias é uma boa opção à saúde. Refrigerantes zero/diet é um bom exemplo.
E quando o que você consome não têm rotulagem? Produtos de padaria por exemplo, você pode astar crescentando muito mais do que necessita em apenas uma fatia de torta. Já está muito bem relacionado o consumo de biscoitos, margarinas, bolos e o aumento de doenças cardíacas, aumento de LDL, redução de HDL, níveis elevados de açúcar no sangue, bem como o desenvolvimento de certos tipos de câncer, entre eles o câncer de mama.

As proteínas muitas vezes ficam longe da preocupação, mas esteja ciente de que sua ingestão proteíca pode estar elevada. Já as gorduras, assim como os açúcares, são o que todos os consumidores conscientes pensam em abolir do cardápio. Em relação às gorduras, ácidos graxos poliinsaturados como ômega 3 e 6 são essenciais, e você pode estar deixando-os de lado, já ácidos graxos monoinsaturados encontrado no azeite, azeitonas, abacate e oleaginosas fornecem proteção cardiovascular.

O fundamental? Equilíbrio. Quanto menos alimentos industrializados/processados melhor à sua saúde, não se iluda com embalagens coloridas e atrativas.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário