Google Analytics Alternative

Envelhecimento e sarcopenia.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O envelhecimento é marcado
pelo aumento de tecido adiposo,
por perda progressiva de massa corporal,
bem como perda de massa magra,
o que chamamos de sarcopenia.

O envelhecimento é marcado pelo aumento de tecido adiposo, por perda progressiva de massa corporal, bem como perda de massa magra, o que chamamos de sarcopenia. Ter deficiências entre nutrientes e de ingestão proteíca pode contribuir a perda de massa magra que ocorre cerca de 2% até 10% por década. A sarcopenia, resultando do declínio de força muscular, contribui ao aumento de quedas, fraturas, redução de equilíbrio.

A quantidade de proteína corporal em idosos é significativamente menor do que em adultos saudáveis, a ingestão recomendada é de 0,8 gramas por kg, o que pode ser baixa, e em muitos dos casos não é atingida com proteínas de alto valor biológico.
A fim de evitar a perda de massa muscular, exercícios físicos aeróbicos mostram-se positivos, mantendo a integridade de músculos e ossos, bem como exercícios de força e resistência, já a ingestão de proteínas de qualidade e redução de açúcares e gorduras saturadas é primordial. Os aminoácidos são utilizados como substratos à síntese proteíca. A qualidade das proteínas depende do perfil de aminoácidos, seus aminoacidos limitantes, sua digestibilidade, sua quantidade utilizada e requerida pelo organismo, não esquecendo que também são utilizadas como fonte de energia. 
A nutrição deve ser otimizada quando o objetivo é envelhecer com muita disposição, evitando limitações físicas. Perceba que a dieta muitas vezes se limita a elevada ingestão de carboidratos simples como biscoitos, pão, arroz, doces, além de frituras e proteína animal acompanhada de significativa gordura saturada. Na sua opinião, sua dieta contribui ao envelhecimento saudável?     
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário