Google Analytics Alternative

MACRONUTRIENTES DO CARDÁPIO.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quer manter saúde plena?
Mantenha o equilíbrio entre os macronutrientes da dieta.
Macronutrientes? Carboidratos, proteínas e lipídeos, saiba mais sobre eles para poder fazer boas escolhas.

A digestão dos carboidratos inicia na boca, com o envolvimento do alimento com a saliva. Carboidratos são compostos contendo carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo preferência ao organismo à produção de energia rápida, sendo indispensável aos músculos e cérebro.
As frutas, por exemplo, contém carboidratos simples sendo metabolizada em energia independente de insulina do fígado.

Os carboidratos sempre foram ditos como vilóes da saúde, mas como você sabe, o tipo de carboidrato que você consome é que irá influenciar seus níveis de glicemia e aumento do peso corporal. Optar por carboidratos complexos, encontrados em grãos integrais como trigo, cevada, aveia, centeio, triticale (trigo e centeio), levam mais tempo para digerir, minimizam as elevações de glicemia, ainda, ajudam a manter a sensação de saciedade.

A proteína é digerida no estômago. Proteínas dão maior sensação de saciedade, por permanecerem mais tempo ao processo digestivo, ainda, contribui ao metabolismo mais ativo. Carne, frango e peixes são ricos em proteínas. As principais fontes de proteínas vegetais incluem-se as leguminosas como lentilhas, feijões. As oleaginosas como as nozes, castanhas também são fontes modestas de proteínas, bem como cereais integrais, como arroz integral e quinoa.


A digestão dos lipídeos inicia no intestino, como você sabe, a absorção de vitaminas e mantenção da temperatura corporal dependem das gorduras no cardápio. Opte por incluir boas gorduras ao longo do dia. O que equivale a redução de gorduras saturadas e gorduras trans; e inclusão de quantidades adequadas de gorduras insaturadas.

Quer manter saúde plena? Mantenha o equilíbrio entre os macronutrientes da dieta. Excesso alimentar torna o sistema imune hiperativo, contribui à inflamação, aumento do peso e suas complicações, um prato cheio para que doenças se manifestem.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário