Google Analytics Alternative

Azeite extra-virgem e proteção hepática.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Azeite extra virgem de boa qualidade
é extraído na primeira prensagem a frio de azeitonas.
O estresse oxidativo está relacionado à doenças degenerativas crônicas como diabetes, artrite, doenças cardiovasculares, câncer e já sabemos que o equilíbrio nutricional pode defender o organismo aos danos que os radicais livres podem causar. Hortaliçãs e frutos possuem potencial nutrientes antioxidantes que minimizam a ação dos radicais livres, bem como o azeite de oliva.

Artigo publicado no Nutrition and Metabolism mostrou que ratos alimentados com o azeite tiveram proteção hepática.

Sabemos que o azeite é um ingrediente integrante da dieta mediterrânica. O consumo moderado do azeite está muito bem relacionado à redução do risco de doenças cardíacas, fornece proteção contra o câncer, por ser um poderoso antiinflamatório. Neste estudo, o azeite extra-virgem forneceu proteção contra o estress oxidativo do tecido hepático.

Ratos expostos a herbicida moderadamente tóxico (2,4-Dichlorophenoxyacetic acid) tiveram aumento do estresse oxidativo e danos ao fígado, já os ratos alimentados com o azeite tiveram proteção à lesão hepática. O azeite, potente antioxidante, reduziu marcadores de agressão ao fígado.

Então, lhe convido à melhorar os ingredientes do seu cardápio. O azeite de oliva é na maior parte constituído de gorduras monoinsaturadas, contém oleocantal, substância recentemente pesquisada, que possui atividade antiinflamatória semelhante à do ibuprofeno, ainda contém vitamina E (vitaminas solúvel em gorduras, antioxidante).
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário