Google Analytics Alternative

HIDRATE-SE E MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA EVITAR PEDRA NOS RINS.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Períodos de temperaturas mais elevadas podem ter um impacto grande para a saúde: além do maior risco de desidratação, favorece o aparecimento de pedras no rim, problema que afeta cerca de 3,8 milhões de pessoas nos EUA, com índices crescentes. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) aponta que cerca de 10% dos brasileiros já tiveram uma crise renal.

De acordo com o médico William Haley, nefrologista da Clínica de Pedra de Rim da Clínica Mayo (Flórida, nos Estados Unidos), calor, umidade e falta de hidratação apropriada levam a uma prevalência maior de pedras no rim.
— No clima mais quente, há uma incidência maior de pedras no rim. A principal razão para isso está na quantidade de água que tomamos e usamos. Nossos corpos são compostos principalmente de água e nós a usamos regularmente. Mas no calor talvez não estejamos bebendo tanto quanto deveríamos — afirma Haley.

O que são?
:: Pedras no rim são pequenos depósitos de minerais e sais ácidos que se formam quando a urina se torna concentrada. Os minerais se cristalizam e se agregam, formando uma pedra, cujo tamanho pode variar de um grão de areia a uma bola de golfe.
:: Elas são muito comuns: mais de 13% dos homens e de 6 a 7% das mulheres podem apresentar pedra no rim em algum momento de suas vidas.

Dicas para evitar o problema
:: Hidratação é a chave. Beber mais água é essencial.
:: A dieta também é muito importante para prevenir: alimentos ricos em oxalato, como castanha e certos vegetais, em combinação com uma dieta rica em proteína, sódio e açúcar, podem aumentar o cálcio nos rins e, consequentemente, aumentar o risco de pedras.
:: Evite o excesso de sal, de carne vermelha e de gorduras.
:: Controle o seu peso e faça exercícios regularmente.
:: Não fume.
:: Controle a pressão arterial e o diabetes.
:: Verifique periodicamente os níveis de proteinúria e a dosagem de creatinina no sangue por meio de exames e consulte regularmente seu clínico ou nefrologista.

Fonte: Clínica Mayo e SBN em Zero Hora, Sem hidratação adequada, calor favorece o surgimento de pedras nos rins. Alimentação também interfere para a ocorrência do problema, que se forma pela cristalização de minerais e sais ácidos. Acesso em 19/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário