Google Analytics Alternative

FRUTAS COM POLPA BRANCA, COMO MAÇÃS E PERAS, REDUZEM O RISCO DE AVC.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Frutas e legumes cujas partes comestíveis são brancas podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral mais do que outras frutas e legumes, relatam os pesquisadores holandeses.
 
Cada 25 gramas diárias de frutas e legumes brancos consumidos levou a uma diminuição de 9% no risco de acidente vascular cerebral, e as maçãs e peras foram as "frutas brancas"mais comumente consumidas, de acordo com o estudo.
"O risco de incidência de AVC foi 52% menor para as pessoas com alta ingestão de frutas e legumes brancos, em comparação a pessoas com uma baixa ingestão destes alimentos", disse a autora do estudo, Linda M. Oude Greip, aluna do pós-doutorado da Wageningen University, na Holanda.
 
Mas, Oude Greip enfatizou que não se deve parar de comer frutas e legumes de outras cores, pois eles podem proteger contra outras doenças crônicas. Os resultados da pesquisa precisam ser replicados.
Oude Greip disse que as pesquisas anteriores mostraram que o maior consumo de frutas e vegetais pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral, mas nenhuma delas analisou o consumo de frutas e produtos hortícolas específicos para ver se algum deles contribuiu mais para a redução do risco do que os outros.
 
Para seu estudo, Oude Greip usou dados coletados pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda, que incluíam mais de 20.000 pessoas. Os participantes do estudo estavam com idades entre 20 e 65 anos no início do estudo, e nenhum deles demonstrou quaisquer sinais de doença cardiovascular.
Todos os voluntários do estudo responderam um questionário de frequência alimentar com 178 itens. O estudo, então, incluiu 10 anos de informação de acompanhamento sobre a saúde dos participantes. Durante o período de acompanhamento, 233 pessoas tiveram um derrame.
 
As frutas e os legumes foram divididos em quatro grupos de cores, cada um com base na cor da parte "carnuda" das frutas e dos legumes: verde, laranja/amarelo, vermelho/roxo e branco.
 
O único grupo que foi associado com uma redução estatisticamente significante no risco de acidente vascular cerebral foi o de frutas e legumes brancos.
As frutas e os legumes incluídos na categoria branca eram as maçãs, as peras, o suco de maçã, o molho de maçã, a banana, a couve-flor, a chicória, o pepino e os cogumelos. O grupo de frutas e legumes brancos foi o mais consumido, com 36% da ingestão total de frutas e legumes sendo proveniente do grupo branco. Dentro do grupo branco, as maçãs e as peras foram as mais consumidas, representando 55% do que foi consumido.
 
Para cada aumento de 25 gramas, na quantidade de frutas brancas consumida a cada dia, o risco de acidente vascular cerebral diminuiu 9%, de acordo com o estudo. Uma maçã geralmente pesa cerca de 120 gramas, acrescentaram os pesquisadores.
Oude Greip disse que não está claro exatamente quais componentes nas frutas brancas pode ser protetor contra o acidente vascular cerebral, mas ela suspeita que a fibra dietética e os flavonoides atuem neste sentido. As maçãs e as peras têm níveis elevados de um flavonoide chamado quercetina.
 
"Como em qualquer estudo, existem limitações. Uma é que a ingestão de alimentos foi auto-relatada. Os questionários de frequência alimentar são inerentemente tendenciosos porque é difícil lembrar exatamente o que você comeu no passado. Mas, a única coisa positiva para tirar isso é que tudo o que vínhamos dizendo foi confirmado novamente. Frutas e legumes são bons para você ", ela disse.
Shapiro disse também que seria difícil de destacar o que há nas frutas brancas que pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral. "É realmente o alimento como um todo. Há fibras e fitoquímicos e flavonoides, e eles trabalham em conjunto sinergicamente. Eu não acho que se possa apontar um único nutriente".
 
Ela disse que não recomendaria limitar sua dieta para apenas frutas brancas e vegetais. "Coma o arco-íris de frutas e vegetais. Cada fruta e cada legume fornecem certos nutrientes que se combinam e interagem com os outros".
 
Fonte: I Saúde, Comer 25 gramas de maçã por dia reduz em 9% o risco de sofrer um AVC. Frutas e legumes com polpa branca são associados com a diminuição no risco de acidente vascular cerebral. Acesso em 26/09/2012.

0 comentários:

Postar um comentário