Google Analytics Alternative

VEGETARIANOS PODEM VIVER MAIS?

quinta-feira, 20 de junho de 2013
São Paulo – A impressão de que vegetarianos têm uma saúde melhor pode ser verdadeira, segundo um estudo feito pela Loma Linda University, na Califórnia. A pesquisa, publicada no periódico JAMA Internal Medicine, indica que pessoas que não comem carne têm mais chances de ter uma vida longa, se comparadas com aquelas que têm uma dieta “carnívora”.

O trabalho envolveu mais de 73 mil participantes, reunidos entre 2002 e 2007 e acompanhados pelo período de quase seis anos. Esse grupo incluía diferentes tipos de vegetarianos, desde veganos (que não consomem nenhum tipo de produto de origem animal), até os pesco-vegetarianos (que podem comer apenas peixes). No final do levantamento, 2,5 mil pessoas desse total morreram.

Ao comparar os vegetarianos com as pessoas que comem carne regularmente, os pesquisadores perceberam que os primeiros apresentaram risco de morrer 12% menor do que os demais. Essa porcentagem variou também em relação ao tipo de dieta vegetariana adotada. Os pesco-vegetarianos tiveram 19% menos chances de morrer, enquanto veganos tiveram 15% menos. Os ovo-lacto-vegetarianos apresentaram uma porcentagem de risco 9% menor e os “semi-vegetarianos” mostraram 8% menos risco do que os consumidores de proteína animal.

Apesar dos resultados serem um pouco desanimadores para quem gosta de um churrasco no final de semana, os responsáveis pelo estudo afirmam que a conclusão não é um ponto final no assunto. Segundo eles, é possível atribuir a vida mais longa também aos hábitos mais saudáveis dos vegetarianos, em comparação com os outros, como não fumar ou beber e praticar exercícios.

Fonte: Exame, Vegetarianos podem viver mais do que quem come carne. Pesquisa indica que pessoas que comem apenas vegetais tiveram risco 12% menor de morrer em um período de cinco anos. Acesso em 20/06/2013.

0 comentários:

Postar um comentário