Google Analytics Alternative

FRIO? CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO.

segunda-feira, 3 de junho de 2013
Com a chegada do inverno, o termômetro cai e a nossa vontade de comer aumenta. Isso acontece porque nessa época do ano gastamos mais energia para manter a temperatura corporal e, consequentemente, acabamos sentindo mais fome. Até mesmo no Brasil, onde o frio não é tão rigoroso, as pessoas têm necessidade de ingerir mais calorias para sobreviver.

Segundo a especialista em nutrição esportiva, Denise Entrudo, o brasileiro chega a consumir cerca de 500 calorias a mais nos dias gelados, o que pode gerar um expressivo ganho de peso ao final da estação. “Se durante os três meses do inverno, uma pessoa extrapolar a dieta ingerindo, por exemplo, 500 calorias extras diariamente, ela ganhará 5,8kg no fim do período”.


A permanência por mais tempo dentro de casa também pode explicar a comilança no inverno. Isso porque com o frio, muitas atividades ao ar livre são substituídas pelo sofá com cobertor e guloseimas. “Além de comer mais alimentos gordurosos, naturalmente, ficar dentro de casa gera mais ansiedade, o que pode justificar o aumento da ingestão calórica”, afirma Denise.

A nutricionista funcional Luciana Harfenist também acredita que uma das principais causas do aumento do apetite está associada a algum desequilíbrio emocional. “Muitas pessoas buscam na comida o preenchimento de alguma necessidade afetiva. Basta a temperatura cair alguns graus para observarmos o aumento do movimento nos restaurantes que servem pizzas, chocolate quente, fondues, entre outras delícias altamente calóricas”, diz.
Por isso, para aquecer o corpo no inverno sem ganhar quilinhos extras é preciso ter bom senso na hora comer. O fondue é um bom exemplo de refeição que, segundo Luciana, demanda cuidados para não se tornar uma bomba calórica. “É importante escolher molhos mais naturais, com tomate ou iogurte, sem tanta gordura. E trocar o óleo em que é frita a carne por um consumê (caldo de carne) é uma opção deliciosa para deixar o fondue mais leve e saudável”, afirma.

Outra tentação difícil de resistir no frio é o chocolate. Para quem não consegue deixar de lado essa iguaria, a sugestão é, ao menos, não exagerar. “O ideal é não ultrapassar o limite diário de 35g de chocolate, o equivalente a uma barra pequena, em função dos altos teores de açúcar e gordura. No caso do chocolate quente, a recomendação é utilizar o leite desnatado”, diz Luciana.

Em contrapartida, as sopas e caldos são ótimas alternativas, pois eles são preparos quentes, considerados nutritivos e pouco calóricos. “As preparações mais saudáveis de caldos, que são mais espessos, e sopas, que são mais líquidas, podem levar carnes, aves, peixes, vegetais, grãos, como feijão, ervas, gengibre e condimentos”, afirma Luciana. A ameaça, porém, está quando se acrescenta ingredientes gordurosos a essas refeições. “Devemos evitar as sopas feitas com gordura saturada de origem animal como o bacon, a manteiga e o creme de leite. A ingestão frequente de gordura saturada está relacionada ao surgimento de doenças crônicas e degenerativas”, lembra a especialista.

Fonte: Abilio Diniz, Chegou o frio. Se alimente de forma saudável no inverno. Acesso em 03/06/2013.

0 comentários:

Postar um comentário