Google Analytics Alternative

CARDÁPIO ANTIENVELHECIMENTO?

quarta-feira, 12 de junho de 2013
Ter uma dieta balanceada e composta por alimentos mais funcionais não é privilégio dos deuses. Embora essa afirmação dispense qualquer novidade, o fato é que, nos últimos tempos, os brasileiros desenvolveram verdadeira fixação por alimentos industrializados ou com baixo teor nutritivo. Essa preferência costuma ser justificada por fatores como ‘praticidade’ ou ‘custo’. No entanto, comer bem e gastar pouco está muito mais próximo da nossa realidade de ‘meros mortais’ do que se imagina. 

Com a intenção de estimular a população a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo divulgou na última semana um cardápio de alimentos que ajudam no combate ao envelhecimento. Desenvolvido pela nutricionista Cristiane Kovacs, coordenadora do Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese, o cardápio sugere uma variedade de alimentos que diminuem a ação dos radicais livres, responsáveis por danos em células do organismo.

A nutricionista explica que a ingestão de alimentos antioxidantes compostos pelas vitaminas A, C e E, além de evitar o mau funcionamento corpo, pode prevenir o aparecimento de rugas, por exemplo. “Os alimentos antioxidantes contêm substâncias capazes de inibir a oxidação, protegendo, desta forma, os sistemas biológicos dos efeitos nocivos que levam à oxidação de macromoléculas ou estruturas celulares”, afirma Cristiane.  
Entre os alimentos antioxidantes que contêm a vitamina A estão: a cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verde-escuro; que contêm a vitamina E: óleos vegetais (germe de trigo, girassol, soja, etc.), ovos, abacate e brócolis; que contêm vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão), morango, kiwi, mamão papaia, acerola, pimentas vermelhas, brócolis e couve-de-bruxelas. Optar por frutas e verduras da época também é uma forma de variar o cardápio o ano inteiro sem gastar mais por isso.
Arroz e feijão de cada dia
De acordo com a especialista, não é baixo o número de pessoas que ingerem suplementação em cápsulas para suprir as necessidades nutricionais do organismo, o que só é indicado em caso de tratamento médico. “O alimento na forma 'in natura' sempre será o mais recomendado para o consumo diário, pois preserva uma maior concentração de nutrientes mesmo após o cozimento”. Ai vai uma proposta simples: que tal substituir o pãozinho francês do café da manhã por uma versão caseira de pão integral, que contem mais fibra?
Se ainda não está convencido, lembre-se que esses alimentos colaboram para evitar disfunções neurológicas, para prevenir o câncer e podem agir como antinflamatório. Até o arroz e feijão de cada dia, quem diria, é uma boa pedida. “Essa é a melhor combinação de aminoácidos existente em nossa dieta”, conta a nutricionista. No entanto, é importante lembra que a ingestão das vitaminas A, C e E não pode ultrapassar os limites recomendados pela pirâmide alimentar, que varia de três a quatro porções dia, para que se evite um quadro de hipervitaminose.
 
Abaixo, algumas sugestões do cardápio para incrementar a sua dieta:
Café da manhã:
- leite desnatado, pão integral, creme vegetal (rico em fitosterol) e goiaba
Lanche da manhã:
- mamão e farelo de aveia
Almoço e jantar:
- alface, cenoura cozida, tomate, azeite de oliva, arroz, feijão, sardinha grelhada, legumes refogados, manga e suco de caju
Lanche da tarde:
- iogurte com granola ou fruta
 
Fonte: Abilio Diniz, Cardápio antienvelhecimento. Invista nos alimentos antioxidantes. Acesso em 12/06/2013.

0 comentários:

Postar um comentário