Google Analytics Alternative

MANTER UMA DIETA SAUDÁVEL AUMENTA A IMUNIDADE E REDUZ O RISCO DE DOENÇAS.

terça-feira, 11 de junho de 2013
Mudar a alimentação é importante para a saúde, em qualquer idade e momento da vida. Ter um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada é fundamental para aumentar a imunidade do corpo e consequentemente reduzir o risco de diversas doenças, inclusive o câncer.
 
Por isso, ingerir frutas, verduras, legumes, proteínas, vitaminas e minerais é um hábito essencial para quem quer ter mais qualidade de vida, como alertaram a clínica geral Dulce Brito e o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni no Bem Estar desta terça-feira (11).
 
Mesmo quem tem fatores genéticos que aumentem as chances de determinadas doenças podem também se beneficiar da mudança dos hábitos alimentares – o paciente pode até desenvolver o problema, mas terá mais bem-estar e menos complicações. Para melhorar o sistema imunológico, o cardiologista Daniel Magnoni explica que proteínas, vitaminas e minerais são os grupos que mais ajudam na produção de células de defesa.
 
 
Além disso, comer de 3 a 5 porções diárias de legumes, verduras e frutas também faz bem e reduz o risco de câncer, principalmente de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, pulmão, pâncreas e próstata nos homens.
 
De acordo com o cardiologista Daniel Magnoni, pessoas que fazem regime e idosos podem ter a imunidade afetada porque têm deficiência de vários nutrientes, como a proteína. Além disso, é importante lembrar que a imunidade pode diminuir por causa de vários outros motivos.
Por exemplo, no caso de câncer, a quimioterapia pode destruir células boas e ruins, o que prejudica a resistência.
Além disso, quando a mulher fica grávida, o corpo não pode considerar o bebê um corpo estranho e, por isso, os sistemas de alerta ficam inativados, diminuindo a proteção.
 
Depois que o filho nasce, a amamentação é quem protege a mãe contra o câncer de mama e até contra a diabetes, por exemplo. Além de fazer bem para a mãe, amamentar também faz bem para o bebê, que tem 40% menos chances de ser diabético no futuro, como explicou a clínica geral Dulce Brito.
Há ainda o motivo mais comum que prejudica o sistema imunológico, que são as gripes e resfriados. De acordo com a clínica geral Dulce Brito, quando há um processo infeccioso, ocorre uma espécie de batalha dentro do organismo e as células de defesa tentam expulsar o “invasor”.
 
Por isso, há menos proteção para os outros problemas que podem aparecer. Nesse caso, é ainda mais importante beber muita água, comer bem e aumentar a ingestão de energéticos e proteínas.
 
Fonte: G1, Manter uma dieta saudável aumenta a imunidade e reduz risco de doenças. Alimentação saudável e equilibrada é o segredo para viver mais e melhor. Médicos explicam quais alimentos são bons para o sistema imunológico. Acesso em 11/06/2013.

0 comentários:

Postar um comentário