Google Analytics Alternative

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO COMBATE À GRIPE.

terça-feira, 11 de junho de 2013
É possível ficar imune à variação climática e ao tempo seco do inverno. Para isso, basta tomar alguns cuidados e fortalecer o sistema imunológico com uma alimentação saudável e equilibrada. “As vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, presentes nos alimentos, são os principais responsáveis por fortalecer o sistema imunológico e, assim, criar defesas para combater o vírus da gripe”, afirma a nutricionista Roberta Silva.

De acordo com a especialista, alguns alimentos se destacam como fontes de nutrientes na prevenção da doença. Por exemplo, os produtos ricos em betacaroteno – como cenoura, beterraba, espinafre, melancia, mamão e manga – ativam o sistema imunológico; já os alimentos fontes de zinco – como aves e mariscos – auxiliam a liberação de anticorpos; as gorduras boas, como Ômega 3 e 6 – presentes nos peixes, castanhas e nozes – regulam as células imunológicas; e a vitamina E – encontrada principalmente nos óleos vegetais – ajuda no combate às bactérias. Outros alimentos como gengibre, iogurte, maçã, brócolis, alho e cebola, também são muito eficazes contra a gripe (veja lista ao fim da matéria).

Mas se por algum motivo não foi possível fugir, saiba que a alimentação durante o processo de recuperação do organismo também é fundamental, pois ela melhora os sintomas da doença e contribui para um rápido restabelecimento. “Caso a gripe te pegue, procure fazer todas as refeições e beber bastante líquido”, diz Roberta. Segundo a nutricionista a importância da hidratação se deve ao fato dela manter a mucosa do sistema respiratório menos espessa, impedindo, desse modo, a permanência de vírus e bactérias no organismo.
Ainda no período de recuperação, Roberta indica o consumo de pólen, um poderoso antioxidante. O mel e as folhas de agrião também podem auxiliar no restabelecimento do equilíbrio orgânico.

Alimentos no combate à gripe:

Gengibre:  Fortalece o sistema de defesa do organismo. Previne e melhora problemas respiratórios, como resfriados, gripes, alergias, devido ao seu poder antioxidante.
Iogurte: As bactérias do iogurte são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e, também, evitam o crescimento de microorganismos indesejáveis.

Brócolis: Possui antioxidantes que aumentam a resistência e, como também é fonte de ácido fólico, auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
 
Alho: Previne resfriados e outras doenças infecciosas. Devido à sua ação antioxidante, combate os radicais livres responsáveis por prejudicar a estrutura das células.
Maçã: A maçã contém ácido málico que favorece a absorção da vitamina C. Uma pesquisa verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de vitamina C, pois os antioxidantes naturais são mais potentes que os de suplementos.
Cebola:  Possui um poderoso antioxidante que é antiinflamatório e antiviral.
Alimentos ricos em betacaroteno: Cenoura, beterraba, espinafre, couve, melancia, mamão, manga, abóbora, entre outros, ativam o sistema imunológico e aumentam as células que combatem as infecções.
Alimentos fontes de zinco: O zinco aumenta as células que ajudam os glóbulos brancos na liberação de mais anticorpos. O composto está presente em ostras, carnes vermelhas, aves, mariscos e nozes.
Alimentos ricos em vitamina E: Suas fontes são os óleos vegetais, azeitonas, brócolis, entre outros. Ela aumenta a produção de células B, que produzem anticorpos capazes de destruírem bactérias.
Gorduras boas: Alguns ácidos graxos têm o poder de melhorar a resposta imunológica, como os Ômega 3 e 6. Esses nutrientes estão presentes em peixes, como salmão, sardinha e bacalhau e castanhas. 

Fonte: Abilio Diniz, Evite a gripe. Alimentação é forte aliada no combate ao vírus. Acesso em 11/06/2013.

0 comentários:

Postar um comentário