Google Analytics Alternative

FOME AFETA TOMADA DE DECISÃO.

quarta-feira, 26 de junho de 2013
Neurobiólogos descobriram como o cérebro lida com esse constante conflito para decidir entre uma substância perigosa e uma fonte de alimento potencial
Neurobiólogos descobriram como o cérebro lida com esse
constante conflito para decidir entre uma substância
perigosa e uma fonte de alimento potencial.
A fome afeta a tomada de decisão e a percepção de situações de risco das pessoas. É o que revela estudo de pesquisadores do Max Planck Institute of Neurobiology, na Alemanha.
 
Experimentos realizados na mosca da fruta, Drosophila, revelam que a fome não só modifica o comportamento, mas também altera vias no cérebro.
O comportamento animal é radicalmente afetado pela disponibilidade e quantidade de alimentos. Estudos comprovam que a vontade de muitos animais a correr riscos aumenta ou diminui dependendo se o animal está com fome ou satisfeito. Este comportamento também foi documentado em humanos nos últimos anos. Um estudo mostrou que os indivíduos com fome assumem mais riscos financeiros do que seus colegas saciados.
 
Além disso, a mosca da fruta, Drosophila, muda seu comportamento de acordo com seu estado nutricional. Os animais costumam perceber até mesmo pequenas quantidades de dióxido de carbono como um sinal de perigo e optam por voar. No entanto, frutas podres e plantas - principais fontes de alimento das moscas - também liberam dióxido de carbono.
 
Agora, os neurobiólogos descobriram como o cérebro lida com esse constante conflito para decidir entre uma substância perigosa e uma fonte de alimento potencial.
Em vários experimentos, os cientistas apresentaram às moscas ambientes que contêm dióxido de carbono ou uma mistura de dióxido de carbono e do cheiro da comida. Os resultados mostraram que as moscas com fome superaram sua aversão ao dióxido de carbono significativamente mais rápido do que as moscas alimentadas, se houve um cheiro da comida no ambiente, ao mesmo tempo. Diante da perspectiva de alimentos, animais famintos, portanto, são muito mais dispostos a correr riscos do que as moscas saciadas.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados mostram que a resposta de fuga inata ao dióxido de carbono em moscas da fruta é controlada por dois circuitos neuronais paralelos, dependendo da forma como os animais são saciados. "Se a mosca está com fome, ela usa centros cerebrais para medir sinais internos e externos e chegar a uma decisão equilibrada. É fascinante ver até que ponto os processos metabólicos e fome afetam os sistemas de processamento no cérebro", afirma a líder da pesquisa Ilona Grunwald-Kadow.
 
Fonte: I Saúde, Fome afeta tomada de decisão e percepção de situações de risco. Pesquisa revela que circuitos neurais diferentes processam os sinais do ambiente, dependendo do estado de saciedade. Acesso em 26/06/2013.

0 comentários:

Postar um comentário