Google Analytics Alternative

SAIBA QUAL É O TEMPERO CERTO PARA CADA TIPO DE ALIMENTO.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Vai cozinhar e está em dúvida de qual tempero usar para deixar seu prato mais saboroso? Esqueça o sal e descubra qual é o tempero certo para cada preparo.

Confira os temperos ideais para cada tipo de prato | Foto: ShutterstockLirian Coelho

Qual ingrediente vem à sua cabeça quando se fala em tempero? E qual é o tempero certo para cada tipo de alimento?Se você respondeu sal, resposta correta! Ele é o mais utilizado para dar sabor e temperar os alimentos. O sódio, principal componente do sal de cozinha, é essencial para a saúde, mas deve ser usado com moderação, pois seu consumo exagerado pode levar à hipertensão arterial, problemas renais e inchaço.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a quantidade ideal e saudável de sódio por dia é de 2g, ou seja, 1/2 colher (café) de sal. Agora, pense em tudo o que você consome, da hora em que acorda até a hora de dormir: ultrapassa a quantidade indicada de sódio, não é mesmo? Mas saiba que existem alternativas além do sal para deixar os alimentos saborosos: são os temperos naturais feitos com mix de ervas!

Descubra qual é o tempero certo ou mais adequado para cada tipo de receita:
Peixes, aves e carne bovina: manjerona, alho, salsinha, cebolinha, tomilho, suco de limão, vinagre, sálvia, alecrim e cominho.
Arroz: sálvia, açafrão, cebolinha, cominho, alho, cebola e salsinha.
Feijão: alho, cebola, folhas de loura, alecrim, sálvia, manjericão, cebolinha e salsinha.
Saladas: páprica, tomilho, manjericão, suco de limão, vinagre, cebolinha e pimentão.
Massas: orégano, alho, manjericão.
Molhos: sálvia, salsinha, cebolinha, louro, manjerona, mostarda seca, tomilho, sementes de papoula, orégano, manjericão, cominho, alho, cebola e orégano.

Tipos de sal
Veja os tipos de sal mais comuns e saiba as diferenças | Foto: Shutterstock

Outros tipos de sal que encontramos facilmente em supermercados são do tipo sal grosso, sal marinho e sal light. O sal grosso é mais usado para churrascos ou carnes assadas no forno. O sal marinho é indicado para uma dieta funcional, pois contém muitos nutrientes importantes para o metabolismo. Já o sal light é recomendado para hipertensos, pois tem uma quantidade menor de sódio. E todos devem ser utilizados com moderação assim como o sal de cozinha comum.

Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista

0 comentários:

Postar um comentário