Google Analytics Alternative

COMO EVITAR EXCESSOS DE INGESTÃO ALIMENTAR A NOITE?

quarta-feira, 15 de agosto de 2018
O comportamento alimentar está relacionado a questões fisiológicas, metabólicas e ambientais. O ser humano por essência era uma espécie diurna, se alimentava durante o dia e descansava a noite. Essa regulação era feita pelo ciclo circadiano (claro e escuro) e produção de substâncias (cortisol, serotonina, leptina ...) que controlavam a ingestão alimentar. Com a vida moderna, horário de trabalho, vida social e estresse, esse padrão foi modificado, havendo maior dificuldade no controle da ingestão alimentar, principalmente à noite. Como consequência, vieram o aumento do excesso de peso, obesidade e diabetes.

Algumas atitudes também pioram o comportamento alimentar noturno. Por exemplo, ficar muitas horas sem se alimentar, ingerir menos de 50% das calorias diárias durante o dia guardando grandes quantidades para a noite, usar o alimento como presente ou compensação, a desorganização alimentar comendo constantemente fast food (pizza, hambúrguer...), entre outras.

À noite também é o momento em que relaxamos, nos “encontramos” com nossos problemas ou com o que não demos conta ao longo do dia, estamos a sós e temos maior disponibilidade de comida. Confira algumas orientações para evitar o descontrole e maior ingestão de alimentos:

- Faça refeições regulares: evite ficar muito tempo sem se alimentar. Somos mais seletivos quando não comemos com tanta fome.

- No lanche da tarde associe proteínas a carboidratos: as proteínas possuem digestão e absorção mais lenta, promovendo maior saciedade.

- Evite colocar travessas à mesa: opte pelos “empratados”. Limite a porção e evite beliscar os alimentos.

- Inicie o jantar com saladas: folhas, tomate, cenoura, beterraba ralada, brotos, palmito, etc., são fonte de fibras, têm baixa densidade energética e promovem saciedade.

- Dê preferência à alimentos integrais: possuem maior quantidade de fibras.

- Resgate o hábito de cozinhar

- Mastigue lentamente os alimentos: permita que eles fiquem mais tempo na boca, gerando mais prazer e promovendo maior saciedade.

- Faça o controle do ambiente: compra dos alimentos, abastecer a casa, gavetas, bolsa/mochila. Reabasteça seus estoques.

- Organize a alimentação de cada dia: prefira alimentos que além da promoção da saúde promovam saciedade e prazer.

- Pratique exercício físico regularmente: promove saúde, reduz o nível de estresse e ansiedade, aumenta o gasto energético do dia a dia, estimula a liberação de hormônios que geram prazer.

Leitura:
HARB, ABC et al. Síndrome do comer noturno: aspectos conceituais, epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos. Rev. Nutr., Campinas, v.23,n.1, p.127-136, jan./fev, 2010.

Fonte: Eu Atleta.

0 comentários:

Postar um comentário