Cúrcuma em tudo! Outra valiosa propriedade da cúrcuma acaba de ser descoberta. De acordo com estudos recentes, a famosa especiaria de origem indiana é capaz de fortalecer o corpo e o sistema imunológico!
Finalmente - depois de tantas suposições e deduções - a confirmação científica chegou: o açafrão-da-terra fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra os ataques externos, tais como as infecções e as inflamações.
A enfatizar as propriedades extraordinárias do tempero indiano - um pó de cor amarelo-ouro extraído da raiz de uma planta pertencente às Zingiberaceae - usado principalmente para a preparação do curry, está um estudo norte-americano realizado por cientistas da Oregon State University, que analisaram os efeitos especiaria, e em particular da curcumina (o ingrediente ativo contido no açafrão) sobre a ativação de um gene do sistema imunitário.
De acordo com a pesquisa financiada pelos National Institutes of Health e divulgada pelo Journal of Nutritional Biochemistry, a curcumina aumentaria os níveis de uma proteína que regula a resposta imunitária inata. Trata-se da proteína CAMP (antimicrobiana catelicidina péptido), essencial para proteger o corpo do ataque de vírus, bactérias e fungos, também famosa pela sua ação anti-tuberculose e de controle da sépsis. A ação desta proteína em particular é reforçada pelo consumo da vitamina D, mas - de acordo com este estudo - também da curcumina, que aumenta os níveis da CAMP e permite o aumento das ações anti-inflamatória e anti-oxidante.
De acordo com os cientistas que conduziram a pesquisa, o consumo regular do açafrão-da-terra, da cúrcuma ou curry (ou seja, daquilo que contém curcumina) poderia ajudar o corpo humano a se defender do ataque de certas infecções, especialmente aquelas que afetam o trato intestinal e o estômago.
Como muitos outros estudos já confirmaram ao longo dos últimos anos, a curcumina é um elixir real da vida porque ajuda a prevenir o câncer (especialmente aqueles que atacam a região da cabeça e pescoço), aumenta naturalmente o efeito benéfico da quimioterapia no tratamento do câncer, neutraliza a ação dos radicais livres e, assim, retarda o processo de envelhecimento; é útil para prevenir e combater a artrite reumatóide e - conforme sugerem alguns estudos de neuropatia - também tem propriedades anti-inflamatória, antisséptica e analgésica.
Mas tem mais! De acordo com outros estudos, a curcumina teria ainda propriedades benéficas para o fígado, diabetes, colesterol e parece mesmo poder aumentar o efeito das drogas retrovirais utilizadas para tratar o HIV e diminuir a arrancada do vírus!
Fonte: Greenme.
0 comentários:
Postar um comentário