A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil, principalmente pelos atletas, devido ao preço acessível, praticidade, sabor e ao seu privilegiado valor nutricional. É um carboidrato de alto índice glicêmico e de fácil digestão, sendo muito utilizada antes do exercício para um aumento da glicose sanguínea no momento do exercício e por não “pesar” no estômago.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/04/06/istock-498688934.jpg)
Banana é rica em carboidratos, vitaminas e minerais (Foto: IStock Getty Images)
Rica em vitaminas e minerais como a vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A e potássio, é muito usada pelos esportistas para amenizar ou evitar cãibras, apesar de existirem muitos fatores que podem acarretar câimbra além da falta de potássio (má circulação, desidratação e etc). Ao contrário do que se pensa, não é um alimento de alto valor calórico. Em 100g (uma banana prata) tem cerca de 90 quilocalorias (kcal). Além disso, é rica em carboidratos, pobre em proteínas e gorduras. Pode e deve ser utilizada por pessoas em dietas para controle de peso.
A banana também é indicada como sobremesa, lanche entre as refeições e antes da prática esportiva. Contém fibras solúveis, importante para o funcionamento intestinal e promoção da saciedade. Fácil de ser transportada, armazenada e tem menor risco de contaminação por estar protegida dentro de sua casca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2017/J/e/Q8ntn7TwAdzDLFP3MrVg/dsc-0824-1.jpg)
Banana tem fibras solúveis, importante para o funcionamento intestinal e promoção da saciedade (Foto: Getty Images)
O Brasil, inclusive, aparece no cenário mundial como sendo o terceiro maior produtor de banana, atrás apenas da Índia e do Equador e como primeiro país em termos de consumo. Existem vários tipos de banana: prata, ouro, maçã, d’água, nanica.
Para ter uma alimentação saudável e prevenir o aparecimento de doenças, é indicado consumir diariamente cinco porções de frutas, verduras (hortaliças A) e legumes (hortaliça B). Quanto mais variada a dieta, maiores as chances de atender recomendações de vitaminas e minerais.
Fonte: Eu Atleta.
0 comentários:
Postar um comentário